Museu da Energia de Itu promove oficinas durante a 12ª Primavera dos Museus

Também haverá workshop sobre fanzines com o educador Pedro Scavacini

Foto – Divulgação/Museu da Energia de Itu

Durante a 12ª Primavera dos Museus, cujo tema é “Celebrando a Educação em Museus”, o Museu da Energia estará com entrada gratuita e o público poderá conferir as atuais exposições da unidade: “História, Energia e Cotidiano”, “Os ituanos e a chegada da luz” e “Fontes e Chafarizes”. Com abordagens diferentes, as mostras apresentam o impacto da chegada dos serviços de água e energia em Itu.

Além da gratuidade, haverá o oferecimento de oficinas. A primeira, “Fontes históricas em sala de aula”, com a educadora Andrea Trus, acontece no dia 18. A oficina orientará professores sobre como aproveitar os diferentes tipos de fontes documentais (audiovisual, escritos, fotografias) em sala de aula. No dia 19, é a vez do workshop “Fanzine para Professores”, com o educador Pedro Scavacini, que apresenta o que é o fanzine, para que serve e como e quando aplicar o seu uso com os alunos. Ambas as oficinas acontecem entre as 18h30 e 20h30 e possuem vagas limitadas. As inscrições ficam abertas de 1º a 16 de setembro pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.

No dia 22, das 9h às 16h, acontece a oficina “Desenho de Observação em Arquitetura”, com a artista plástica Silvana Novelli. A oficina abordará conceitos e análise de detalhes arquitetônicos e o desenvolvimento de seus desenhos, com a realização de exercícios que abordam a bi e a tridimensionalidade. As inscrições serão de 8 a 20 de setembro pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br.

Fechando a programação especial, no dia 23, às 10h, o museu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja.

O Museu da Energia de Itu fica na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone (11) 3224-1489 ou pelo site museudaenergia.org.br.

Sobre a Primavera dos Museus

A 12ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), articulará centenas de instituições ao redor do tema deste ano, com o objetivo de propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade.