Museu da Energia disponibiliza programação gratuita na internet

A Rede Museu da Energia disponibiliza uma programação online e gratuita para o público durante o cenário atípico da pandemia de coronavírus (Covid-19), que alterou a rotina de toda a população. Na última semana, as unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis paralisaram as atividades presenciais para preservar a saúde e bem estar de todos, em atenção à orientação do Centro de Contingência do Covid-2019.

Semanalmente a equipe do educativo do Museu da Energia irá oferecer nas redes sociais oficiais conteúdo sobre o futuro da água e energia, estimulando a reflexão do consumo consciente, através da indicação de livros e documentários, além de curiosidades e sugestões de atividades a serem praticadas dentro de casa. 

Um dos destaques das curiosidades é sobre o impacto de uma gripe trazida da Europa que o Brasil sofreu em 1945. O jornal “A Gazeta” destacou os desafios dos bondes elétricos e ônibus cheios, e como a lotação também contribuía para o vírus se espalhar. O link da matéria completa está disponível no acervo online da Fundação Energia e Saneamento, mantenedora da Rede Museu da Energia: bit.ly/acervo-museu-energia.

Nas indicações de vídeos que abordam o  futuro da energia, o webdocumentário “Sol de Norte a Sul”, produzido pelo Greenpeace, entra como sugestão. Dedicado para todas as idades, o documentário traz informações valiosas sobre o aproveitamento da energia solar e as dificuldades enfrentadas para sua consolidação no país.

Como opção de atividades, as equipes dos Museus estão preparando tutoriais de experimentos científicos que irão animar a criançada. Já no resgate de brincadeiras antigas, os educadores lembram o público infantil que no século XIX as casas não tinham energia elétrica, ou seja, não existiam televisão, videogame, celular e rádio. Então, uma das interações com a família eram brincadeiras como dominó e xadrez, por exemplo, uma viagem ao tempo que pode ser praticada dentro de casa.