Museu da Energia reúne orquestra de violeiros em Itu

Para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio (17), o Museu da Energia de Itu promove nesta quinta-feira (15), às 19h, uma noite musical com o evento “Caipiras Urbanos: a Viola Caipira”. Com entrada gratuita, haverá a apresentação da Orquestra de Violeiros Saltense e um chá da noite típico do século XIX, com o objetivo de rememorar o período em que o sobrado do Museu da Energia foi construído.

Essa é a primeira vez que o Museu recebe a Orquestra de Violeiros da cidade de Salto. O grupo, fundado em 2014 é formado por músicos dos 11 aos 70 anos, trará um repertório de músicas de raiz sertaneja. O Museu fechará normalmente às 17 horas e reabre para a apresentação às 19 horas.

A ideia do evento, segundo a coordenadora do Museu Ana Paula Sbrissa, é o de resgatar os tempos em que os “caipiras urbanos” residiam no sobrado a partir de 1847. “Os artefatos arqueológicos encontrados no quintal do Museu revelarem os hábitos cotidianos da oligarquia ituana semelhantes aos habitantes da capital, mas também se observou o ‘caipirismo’ daqueles que ali viviam, através de vestígios do uso do fogão de lenha e panelas de barro”, explica.

Desta forma, celebrando o Dia do Patrimônio, o Museu realiza o evento “como uma ação de reconhecimento e valorização das diversificadas e dinâmicas referências da cultura caipira paulista enquanto um patrimônio imaterial”, pontua Ana.

O Museu da Energia fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Mais informações: (11) 4022-6832 ou museudaenergia.org.br.