Museu da Música completa 11 anos com intervenção expositiva nesta sexta-feira

No mês de dezembro, o Museu da Música – Itu (R. Floriano Peixoto, 480, Centro) completa 11 anos de existência, e para celebrar a data, promove nesta sexta-feira (30), às 19h30, a abertura da intervenção expositiva “Isaura e Noêmia”.

Através de textos, imagens e gravações, revela a trajetória de vida e atividade musical em Itu das cantoras Isaura Portella (1868 – 1957), aluna de Tristão Mariano da Costa, e Noêmia de Francisco (1918 – 1974), que foi cantora e coordenadora do Coro do Bom Jesus e aluna de Tristão Júnior. A intervenção estará distribuída entre as diversas salas do museu, para caracterizar a presença marcante de ambas nos setores da música ituana.

Na mesma ocasião, o museu ampliará o acesso a gravações de música de compositores ituanos através do sistema QR code, em todas as salas da exposição, projeto desenvolvido pelo técnico em museus William Mattei. O sistema permite visualizar áudios e vídeos do Coral Vozes de Itu, da Banda União dos Artistas, do Bloco do R e gravações exclusivas do próprio museu – basta o visitante baixar o aplicativo em seu celular. A abertura da exposição contará com a participação do Coro do Bom Jesus.

Já no dia 15 de dezembro, às 20h, ocorrerá a abertura da mostra “Música de Cinema”, no Museu da Energia, que completa 19 anos. A mostra revela partituras raras, utilizadas pela orquestra do maestro Tristão Júnior (1880 – 1935) ao tocar nos cinemas da cidade durante os filmes mudos, no início do século XX. Traz também propagandas e programação dos antigos cinemas da cidade. Na ocasião, o Prof. Marco Ribeiro, pesquisador do Museu da Música, fará uma apresentação do tema relacionada ao acervo do museu.

O Museu da Música – Itu é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto todos os domingos, das 9h às 13h, com visita gratuita. Mais informações: museudamusicaitu.com.br.