Museu da Música de Itu completa 13 anos com exposição online

Mostra virtual comemora os 13 anos de fundação do Museu da Música, que fica localizado na Rua Floriano Peixoto (Foto: Arquivo)

No domingo (13), estará disponível no site do Museu da Música – Itu a mostra virtual “Luciano Francisco de Lima – o homem, a cidade, a memória”. É um evento comemorativo dos 13 anos de fundação do Museu da Música, que guarda em seu acervo um conjunto significativo de objetos, documentos e imagens relacionados ao cidadão Luciano de Lima.

Luciano (1820 – 1897), de quem o museu lembra o bicentenário de nascimento, foi tenente da Guarda Nacional e um cidadão envolvido com causas de sua terra, incluindo a construção de monumentos. Porém, seu nome e sua memória quase desapareceram, não fosse o cuidado de seus descendentes, o médico Deodoro de Moraes Lima e a esposa Anna Escobar de Moraes Lima.

Anna Escobar de Moraes Lima (1921 – 2001) foi professora, pianista e organista em São Paulo e Itu. Deixou um importante legado para a cidade em torno da preservação da memória local. Além de textos e documentos que ela guardou, o Museu da Música também preserva suas partituras e a biblioteca do casal.

A mostra é resultado de alguns meses de pesquisa e levantamento de fontes no acervo da instituição. Traz imagens inéditas de objetos da coleção e narra a sua relação com a história de Itu. Discute também como a memória de um personagem pode ser lembrada ou esquecida.

Com este evento o Museu da Música e o Instituto Cultural de Itu abrem as celebrações do centenário de nascimento de Anna Escobar, com diversas atividades até novembro de 2021. Visite o site www.museudamusicaitu.com.br a partir de 13 de dezembro e conheça mais um episódio significativo da história de Itu.