Museu da Música participa da Primavera dos Museus

Partitura original da Semana Santa do Maestro Elias Álvares Lobo (1867) (Foto: Fernanda de Francisco/Divulgação)

Entre os dias 19 e 24 de setembro, o Museu da Música – Itu participará da 15ª Primavera dos Museus que acontece em todo o Brasil, promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. O tema escolhido para este ano é “Museus: perdas e recomeços”, que reflete o papel dos museus na preservação da vida e da memória diante de tantas dificuldades.

O Museu da Música desenvolveu algumas atividades, entre elas a timeline (linha do tempo) que estará disponível, em seu site, com o título “Manuscritos: a música sobrevive”, para valorizar o papel do documento na preservação da memória social, sobretudo a partitura para a música.  O evento valoriza três gerações da família Mariano da Costa, empenhadas na conservação e reprodução da música histórica ituana.

Os eventos patrocinados pelo Instituto Cultural de Itu contam com apoio da Associação Cultural Vozes de Itu, Paróquia de Nosso Senhor no Horto e São Lázaro, do Prof. Dr. Evandro Antonio Correia e do técnico em museus William Roberto Mattei além das unidades escolares envolvidas.

Confira a programação completa:

19/09/2021 – 18h
Tributo ao Padre Bento Dias Pacheco com música histórica de Itu durante a celebração. Participação do Coral Vozes de Itu.
Igreja Paroquial de Nosso Senhor no Horto e São Lázaro – Itu

21/09/2021
Lançamento do  material digital “Manuscritos: a música sobrevive”, com vídeos e timeline do século XIX ao XXI. Depoimentos dos profs. Luís Roberto de Francisco e Marco Rafael Leite Ribeiro. Disponível no site www.museudamusicaitu.com.br

21/09/2021 – 9h
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”
Prof. Natan Coleta da Silva – E.E. Professor Cícero Siqueira Campos (Itu)

23/09/2021 – 07h
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”
Prof. Marco Rafael Leite Ribeiro – Colégio Objetivo (Cabreúva)

23/09/2021 – 11h30
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”
Prof. Luís Roberto de Francisco – Colégio Almeida Júnior (Itu)

24/09/2021 – 14h10
Ação Educativa “Manuscritos: a música sobrevive”
Prof. Paulo Roberto Zeppini – EMEF Prof° Vilma Fernandes Antonio (Porto Feliz)