Museu do Regimento Deodoro é reinaugurado

Em breve, museu estará aberto ao público. Espaço conta com diversos itens que marcam os mais de 100 anos do Regimento Deodoro (Foto: Daniel Nápoli)

Na noite da última sexta-feira (03), o 2º GAC L – Regimento Deodoro (Quartel de Itu) realizou a solenidade de inauguração da revitalização de seu museu, que completou em janeiro 50 anos de existência.

Diversas autoridades militares e civis prestigiaram o evento, entre elas o Comandante da 2ª Divisão do Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli; General de Brigada Edson Massayuki Hiroshi, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste (CMSE); General Francisco Roberto de Albuquerque, antigo Comandante do Exército; deputado federal Guilherme Derrite (PP); prefeito de Itu Guilherme Gazzola (PL), secretário municipal de Obras Eduardo Alves da Silva, entre outros.

A solenidade teve início no Espaço Cultural Domingos Fernandes, com a entrega de certificados e da moeda do 2º GAC L aos colaboradores que tornaram possível a revitalização do museu. Os agraciados foram: Cesar Augusto Federmann [representando seu pai, o empresário Jacob Federmann, falecido em abril deste ano], José Luiz Gandini, Francisco Bertagnoli Junior, Raul de Souza Almeida, Eduardo Augusto Souza Marins, Valdir César da Silva, Pedro Pinto Maffeis, Flávio Xavier Lisboa e Nelson Alberti.

Na oportunidade, o comandante do Regimento Deodoro, Tenente-Coronel Clayton Ricardo Pontes, destacou a solenidade como um “momento de muita alegria para todos nós ter aqui nesse espaço histórico construído pelos jesuítas na segunda metade do século XIX nosso amigos e colaboradores dessa unidade.”

“Desde 2008 o museu faz parte do circuito histórico cultural do município e o importante vetor de integração com a sociedade. O cinquentenário [do museu] nos motivou a realizar o projeto de revitalização completa do museu. Sem o trabalho voluntário, sem o aporte financeiro, essa missão não teria sido cumprida”, enalteceu o militar.

Após a fala do atual comandante e do discurso do General Albuquerque, destacando a importância do museu e do trabalho de revitalização realizado, foi descerrada a placa e os presentes puderam visitar o espaço revitalizado e conferir objetos e demais registros históricas do Regimento Deodoro, que completa 104 anos de existência no dia 20 de janeiro de 2022. Em breve, o museu estará aberto ao público. Após a visitação ao espaço revitalizado, foi realizado um jantar aos presentes, no salão nobre do Regimento Deodoro.