Museu FAMA realiza o evento “FAMINHA de Férias”

Foto: Divulgação/Mônica Ogaya

Entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2020 o “FAMINHA de Férias” oferece diversas atividades voltadas para o público infantil e familiares tendo em vista o protagonismo da criança no museu FAMA. Serão realizadas oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras ministrados por profissionais parceiros da FAMA que atuam no interior de São Paulo.

A programação começa no dia 22 (quarta-feira), das 10h30 às 12h, com a oficina “Vai que cola!”, com Gabriel Matera, educador da FAMA, que consiste em colagem e assemblage com o uso de diferentes materiais e texturas, buscando criar novos significados por meio da mistura e sobreposição.

No mesmo dia, das 15h às 18h, acontece a oficina “Uma breve História das Tintas e confecção de tintas naturais”, com arte-educadora Morgana Ribeiro. No dia 23 (quinta-feira), das 10h30 às 12h, acontece a ação educativa “Arqueólogos” com Stefanie Klein, educadora da FAMA. A ação é um convite ao mundo da arqueologia e da arte.

Na mesma data, das 15h às 16h, será realizada a oficina “Visita com os monstrinhos” com Larissa Rezende, educadora da FAMA. A ação é uma oficina de máscaras com o tema “o que pode causar medo?”, seguida de mediação e contação de histórias que mergulham na fantasia das lendas.

No dia 24 (sexta-feira), das 10h30 às 12h, ocorre a ação educativa “Caça ao tesouro” com Nicole Bello, educadora da FAMA, atividade onde o público é convidado a participar de um caça ao tesouro por meio de fragmentos fotográficos de algumas obras do acervo da FAMA. Brincando o participante conhece e contempla de outra maneira as obras do museu.

Já das 15h às 17h ocorre a “oficina criativa a partir do jogo” com artista educador Thiago Goya (Sorocaba/SP). A oficina propõe processos de criação tendo como ponto de partida um jogo de tabuleiro onde os participantes, a cada etapa, entram em contato com as obras da FAMA. O jogo é um convite ao contato com o acervo e com o fazer artístico: desenhar, pintar, recortar, colar, modelar. O jogo gera desafios artísticos a serem cumpridos pela criança.

No dia 25 (sábado), das 11h às 11h30, será realizada a oficina “Arte-primeiros passos” com Cícero Vasconcellos, educador da FAMA. Com a proposta de gerar um primeiro contato da criança com a arte, os bebês (acompanhados dos familiares) participam da criação de pinturas, usando o corpo como instrumento e tintas de origem natural/comestíveis.

Das 15h às 18h, será realizada a oficina “Atelier Imaginário” com as artistas e educadoras Ana Helena Grimaldi (Campinas/SP) e Ana Letícia Penedo. A ação consiste em encontros investigativos que incentivam a expressão e a invenção.

Das 18h às 19h ocorre o “Na Roda da FAMA” com artista Guilherme Teixeira e ação “Festa das Lanternas”. Teixeira faz parte do acervo com o trabalho “Socialboard”, um skate coletivo no formato circular como um gira-gira de playground. Será um bate-papo sobre seu processo criativo e  pesquisa a respeito da arte e da pedagogia. Ao final da conversa o artista convida a todos para a “Festa das Lanternas”, onde o artista propõe ao grupo alguns jogos “teatrais” desenvolvidos pelo teatrólogo e educador brasileiro Augusto Boal.

Finalizando a programação no dia 26 (domingo), das 11h às 13h, acontece a oficina “Introdução a cultura e a dança Samba Rock – Equipe Ponto 3 Samba Rock”, com professor Alexandre Kfé (Sorocaba/SP). Das 15h às 18h, ocorre a oficina “Serigrafando MONSTROS” com os artistas Gabriel Zanetti e Ricardo Agapê, e das 16h às 17h a contação de história e vivência sensorial “Flores”, com arte-educadora Andréia Manho e musicista Kelly Leal do Pé de Terra (Salto/SP). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site famamuseu.org/2019/faminha-de-ferias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *