Museu Republicano “Convenção de Itu” abre exposição sobre Antonio Candido no próximo dia 18

A abertura da exposição faz parte da programação da 12ª Primavera dos Museus

Foto – Divulgação

O Museu Republicano “Convenção de Itu” realizará a abertura da exposição “Antonio Candido na Coleção Edgard Carone” no próximo dia 18h, às 19h na Casa do Barão, durante a 12ª Primavera dos Museus, cujo tema deste ano é “Celebrando a Educação em Museus”.

A exposição, uma homenagem ao centenário de nascimento de Antonio Candido, conta com obras de e sobre o escritor – existentes na biblioteca do Prof. Carone, pertencente ao acervo do museu –, falecido em 2017. A abertura ocorre às 19h. Entre as inúmeras obras produzidas por Candido está “Parceiros do Rio Bonito”. O autor colheu material para este livro em várias cidades do interior paulista, como Tietê, Porto Feliz, Conchas e Botucatu, porém o município que ele mais frequentou foi Bofete, na antiga fazenda de Edgard Carone. Trata-se de uma obra de referência no assunto e, a partir dela, será dado enfoque à amizade entre Antonio Candido e Edgard Carone, cuja biblioteca pertence ao acervo do Museu Republicano.

A coleção Edgard Carone é formada por edições nacionais e estrangeiras relacionadas ao marxismo, comunismo e socialismo, além de obras raras de filosofia, ciência política e econômica, história da república brasileira e clássicos da literatura nacional e estrangeira.

Também no dia 18, às 19h, acontecerá a palestra Candido e Carone: um elogio à amizade”, proferida pela Profª Drª Marisa Midori Deaecto (ECA/USP), e o bate-papo com a Profª Drª Marina de Mello e Souza (FFLCH/USP), com mediação da Profª Drª Maria Aparecida de Menezes Borrego (MRCI-MP/USP).

As atividades são gratuitas e acontecerão na Casa do Barão (Rua Barão de Itaim, 140, Centro). Não há necessidade de inscrição e serão fornecidos certificados aos participantes. Mais informações pelo telefone (11) 4023-2525 ou pelo e-mail biblmrci@usp.br.

Sobre a Primavera dos Museus

A 12ª edição da “Primavera dos Museus”, temporada de uma semana de eventos coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), articulará centenas de instituições ao redor do tema deste ano, com o objetivo de propor uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento e da vida em sociedade.