Museu Republicano divulga programação de férias janeiro 2020

Foto: Hélio Nobre/Divulgação

O Museu Republicano “Convenção de Itu” divulgou as atrações de férias de janeiro de 2020. A programação tem como premissa refletir sobre a exposição “A República nas Ruas de Itu”, buscando estimular questões sobre a nossa relação com o território, o lugar e as disputas simbólicas e de poder que resultam na configuração da paisagem, nas memórias e narrativas sobre as ruas e a cidade em que vivemos. 

Tais atividades, que começaram na última sexta-feira (10), são direcionadas à educadores e público espontâneo, em especial, crianças e grupos familiares. No sábado (11), às 11h, a atração é concerto com o pianista Ricardo Diniz: uma homenagem à nossa infância, onde o músico executará cantigas selecionadas do “Guia Prático” do grande Villa-Lobos. Essa apresentação é dedicada ao público em geral.

No domingo (12), às 14h, terá oficina educativa, dedicada a grupos familiares, “Quais nomes recebem as ruas de uma cidade?”. A partir de um jogo de descobertas os grupos descobrirão quais nomes são dados às ruas da cidade de Itu.

Na terça-feira (21), das 13h30 às 17h, a oficina será voltada para os educadores. Pretende- se com esta oficina, estimular os educadores a desenvolverem projetos sobre a relação de pertencimento dos estudantes às ruas da cidade. Para tanto, iniciamos com um questionamento: aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas? Qual a importância do espaço público na cultura tradicional da infância e nos processos de identidades culturais? Para essa oficina é necessário fazer inscrição através do telefone (11) 4023-0240, menu 3.

No sábado (25), último dia de atividades, às 15h acontece contação de história: “Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha …” (Machado de Assis. Um Apólogo). E às 15h30 visitação aberta à exposição Machado de Assis, páginas de literatura e história, em que estão expostas obras de e sobre Machado de Assis existentes na biblioteca do Museu Republicano.

Ambas atividades do dia 25 são abertas ao público em geral. Todos os eventos acontecem no Museu Republicano de Itu, localizado na Rua Barão de Itaim, 140, Centro.