Museu Republicano inaugura recursos de acessibilidade na próxima quarta-feira

O Museu Republicano “Convenção de Itu” inaugura, na próxima quarta-feira (16), às 10h30, seus recursos de acessibilidade: audiodescrição (audioguias em português e em Inglês), objetos táteis e réplicas em relevo do acervo.

Os recursos de acessibilidade foram adquiridos por meio de projetos fomentados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, pela Fundação USP e Santander, entre 2015 e 2018, sob coordenação da supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, e desenvolvidos pelo Serviço Educativo do Museu Republicano, com consultoria da Fundação Dorina Nowill e Escola de Cegos Santa Luzia de Itu. O projeto também envolveu as equipes de informática, conservação, comunicação visual, administração e segurança do Museu Republicano.

Os audioguias, em português e em inglês, serão disponibilizados para uso de grupos, de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com agendamento prévio junto ao Serviço Educativo. No dia da inauguração, acontecerá a apresentação de música da Banda Clareou, composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet.

O Museu Republicano “Convenção de Itu” fica na Rua Barão do Itaim, 67, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4023-0240, menu 3, setor educativo.