Museu Republicano integra programação da 19ª Semana Nacional de Museus

O Museu Republicano “Convenção de Itu” vai integrar a programação da “19ª Semana Nacional de Museus”, que acontece em todo o Brasil de 17 a 23 de maio, com três atividades diferentes. A primeira delas será o lançamento do e-book “Museu Paulista e as memórias narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence” no dia 18, a partir das 10h.

O livro digital foi organizado pela Profa. Dra. Ana Paula Nascimento, pesquisadora colaboradora do Museu Paulista da USP, e pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano. Fruto do convênio entre o Museu Paulista e o Instituto Hercule Florence, o e-book conta com 14 artigos dos palestrantes do seminário de mesmo nome ocorrido em 2019.

No mesmo dia, a partir das 18h, o público terá a oportunidade de acompanhar uma “Visita online pelo MRCI”, guiada e comentada pela supervisora Profa. Dra. Maria Aparecida Borrego e pela educadora Ms. Aline Antunes Zanatta. Com acervo dedicado especialmente ao período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil, além de fatos históricos de Itu, o tour virtual contempla as exposições em cartaz no Museu Republicano, atualmente fechado por conta da pandemia. Para participar dessa atividade, as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio pelo link http://bit.ly/3h370v4.

A terceira atividade será realizada no dia 23, último dia do evento, a partir das 10h. Em “Diálogo – Museus: janela para transver o mundo na pandemia”, com a participação de membros do Museu da Energia e do Museu da Música, ambos de Itu, o encontro vai abordar as reações e ações durante a pandemia e de que forma as instituições se reinventaram e atenderam seus públicos. Para participar dessa atividade, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de maio pelo link http://bit.ly/3vJNw2W.

A “19ª Semana Nacional de Museus” é organizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e o tema escolhido para a edição deste ano é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Informações sobre toda a programação e como participar estão no site eventos.museus.gov.br. Devido à pandemia, todas as atividades do evento serão virtuais e realizadas nas plataformas das instituições participantes.

Um comentário em “Museu Republicano integra programação da 19ª Semana Nacional de Museus

  • 15/05/2021 em 21:26
    Permalink

    Muito interessante.

Os comentários estão desativados.