Museu Republicano lança o site “Viagens Fluviais em Exposições”

“Carga de canoas”, obra de 1920 feita por Oscar Pereira da Silva (Foto: Acervo/Museu Paulista)

O Museu Republicano de Itu acaba de lançar o site “Viagens Fluviais em Exposições”, com materiais educativos destinados a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, em cartaz na instituição. Confira em sites.google.com/usp.br/viagensfluviais.

A exposição apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19 e se chamavam monções. A rota das monções se tornou regular a partir dos anos de 1720, após o descobrimento do ouro nos barrancos do rio Coxipó e outros afluentes do rio Cuiabá, e compôs uma rede de estradas móveis utilizada para o abastecimento das populações, fundação de vilas, povoamento do território e busca de metais preciosos.

O site conta com material educativo, indicações bibliográficas disponíveis online, fotografias e maquetes eletrônicas sobre exposições antigas dedicadas às monções, montadas no Museu Paulista, e uma galeria de telas e objetos que estiveram – e estão – em exibição nas salas do Museu Paulista e do Museu Republicano. O trabalho foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Um comentário em “Museu Republicano lança o site “Viagens Fluviais em Exposições”

  • 07/08/2020 em 09:50
    Permalink

    O Museu Republicano de Itú é um orgulho nacional

Os comentários estão desativados.