Na Área – 03/03/18

MOTIVAÇÃO, COMPROMETIMENTO E OUTRAS COISAS…

1 – O meu amigo leitor/torcedor já deve estar cansado de ouvir palavras da moda no mundo esportivo, em especial o do futebol. Comprometimento, atitude, intensidade, leitura do jogo, recomposição, uma infinidade de “lugares comuns” que quase sempre desembocam numa única e definitiva palavra: motivação.

2 – De algum tempo para cá criou-se mais uma expressão interessante, a dos “jogos grandes”. O que seriam esses tais “jogos grandes”? Alguns times saberiam jogar esses jogos grandes melhor do que outros. Interessante essa teoria…

3 – Criticados após mais uma derrota para o Corinthians, jogadores do Palmeiras teriam feito um pacto para não permitir que seus adversários atuem com mais intensidade do que eles de agora em diante. Ou seja, de agora em diante, será quase impossível derrotar o Palmeiras e nunca será por falta de dedicação dos atletas “esmeraldinos”…

4 – Assim, implicitamente, reconheceram que contra o Corinthians teria faltado dedicação e atitude diante de um rival mais motivado…

5 – Ora, convenhamos. O sujeito recebe um baita salário, pago rigorosamente em dia, alimentação saudável, estrutura das melhores para treinamento e aperfeiçoamento de suas habilidades, veste uma camisa que tem história de gloriosas conquistas, tem uma torcida fantástica a lhe apoiar e perde porque não foi tão dedicado ou motivado quanto o adversário?

6 – Sou de outro tempo, reconheço. Hoje em dia o sujeito chega ao Palmeiras ou Corinthians (ou qualquer outro) e diz que o seu sonho é jogar no Barcelona ou Real Madrid. No meu tempo de garoto, o sonho era jogar no Palmeiras, Corinthians (ou outro grande) e o máximo seria jogar na seleção brasileira. Então as coisas mudaram, com certeza.

7 – Mas não tanto a ponto de o sujeito não entender a importância e grandeza de atuar por um time com a história de um Palmeiras, Corinthians, São Paulo ou outro dos nossos chamados grandes. Então, alegar falta de motivação, comprometimento ou atitude em um determinado jogo é coisa pra se pensar seriamente se esse jogador deveria estar onde está.

8 – No meu entender é imperdoável…

9 – Fala-se tanto em profissionalismo e, no entanto, muitos dos nossos jogadores atuais não entenderam que o verdadeiro profissionalismo significa em primeiro lugar “honrar a camisa que veste”. Não vou nem falar em cumprir as coisas que prometem ou assinam, pois aí já seria esperar demais dessa gente…

10 – Fico impressionado quando vejo determinadas atitudes de certos jogadores. Ao invés de refletirem sobre seu comportamento, preferem atribuir aos outros a razão para seu fracasso ou baixo desempenho. Isso tudo é reflexo desse mundo futebolístico de hoje, onde jogadores são paparicados pelos empresários e não conseguem sequer pensar por si mesmos.

11 –Jogador foi mal num determinado jogo? A culpa é do treinador, do gramado, da bola, da arbitragem, da torcida adversária, da própria torcida… Nunca é dele. Só não coloca a culpa nos companheiros porque “todos perdem e todos ganham”… Isso eles aprendem muito bem, norma corporativista através da qual, hipocritamente, todos eles se protegem.

12 – Então meu caro leitor/torcedor das antigas, vá se acostumando. Nos “jogos grandes” o jogador tem que ter atitude e intensidade e nos “jogos pequenos” nem tanto. Mesmo que o clube tenha que fazer estripulias para pagar seu salário mensal e cumprir contratos nos quais não estão estipulados quais seriam os tais “jogos grandes e os pequenos”…

13 – E assim o seu time será mais intenso em alguns jogos do que em outros…

14 – E quando você for ao estádio torcer para o seu time e aquele camisa nove que não marca um mísero golzinho há muito tempo, estiver andando pelo gramado, abstenha-se de critica-lo. Vai que ele faz um gol que até a sua avó faria e aí meu amigo, você estará “ferrado”. Ele irá comemorar mandando você calar a boca, bater a mão no peito e alardear que é um craque indiscutível. Você é que não entende nada…

15 – A verdade é que se em campo mostrasse a mesma empolgação com que comemora um golzinho “mequetrefe” esse camisa nove seria muito melhor do que pensa que é…

16 – E aí voltamos ao início da coluna e lembramos da tal motivação. Jogar futebol é o sonho de muitos garotos. Disputar uma competição profissional é o começo de sua realização. Vestir uma camisa com história é extraordinário. Receber bons salários para fazer isso é uma recompensa e tanto. Ser reconhecido por onde passar é inebriante. Honrar tudo isso é obrigação…

FRASE DA SEMANA

17 – O sempre tranquilo e ponderado Vinícius Bergantin, apesar de jovem ainda para a profissão que abraçou, é o responsável pela frase da semana. “Ele não está só querendo vencer os jogos. Está querendo vencer na vida”. Referia-se ao atacante Júnior Santos, autor do gol da vitória do Galo sobre o Red Bull na última segunda-feira. Muricy Ramalho já dizia que jogador bom é “jogador com fome”. Boa sorte Júnior Santos! Nunca deixe essa fome morrer porque ela é combustível para o seu crescimento…