Na Área – 04/11/17

DERBY CENTENÁRIO

1 – Pois é caro leitor/torcedor, estamos chegando ao final do Brasileirão e quiseram os deuses do futebol, que um clássico que completa 100 anos neste 2017, praticamente se torne uma decisão de campeonato.

2 – Os dois grandes rivais paulistas, protagonistas na história do futebol brasileiro, voltam a se encontrar neste domingo, na Arena Corinthians, em jogo decisivo para a sequência do Brasileirão 2017.

3 – Com efeito, com vantagem de cinco pontos para o rival, uma vitória do Corinthians poderá significar uma diferença quase inatingível. Menos pela matemática e muito mais pelo significado moral de uma vitória diante de rival tão qualificado.

4 – Já uma vitória do Verdão, o deixará apenas a dois pontos do líder. Porém, o estrago que isso poderá fazer no ânimo adversário será incalculável. Daí para uma reviravolta na tabela será apenas um passinho…

5 – Assim, o jogo deste domingo tem todos os ingredientes que caracterizaram os confrontos entre esses dois gigantes do futebol brasileiro. Todos os olhos estarão voltados para o confronto. O chamado “Derby” completa 100 anos em grande estilo…

6 – Para explicar um pouco essa rivalidade, basta uma consulta aos dados históricos do confronto. Desde 1917 foram 353 duelos, com pequena vantagem do Palmeiras, 125 vitórias contra 122 do Corinthians. Foram registrados 106 empates…

7 – No século XXI a vantagem é corintiana, com 21 vitórias contra 14 do rival e 14 empates. E no ano do centenário, em dois duelos, duas vitórias do Timão. Assim, ingredientes para muitas emoções não faltam. O jogo tem tudo para entrar na história do clássico como algo mais do que um simples número na estatística.

8 – Nos atendo ao aspecto técnico do jogo, inegável a constatação de que o Palmeiras vive melhor momento. Afinal, dos últimos 12 pontos disputados, ganhou dez. Ao contrário, dos últimos doze que disputou, o Corinthians somou apenas um…

9 – Em queda livre na tabela, o Corinthians busca juntar os cacos após três derrotas seguidas e fazer frente ao rival, que tem mais elenco, melhores jogadores e vem embalado, apesar do empate na última rodada. Mas foi um empate daqueles, num jogaço diante do Cruzeiro, onde o Verdão lutou e buscou a vitória durante os 90 minutos da partida. Já o Corinthians fez um péssimo primeiro tempo diante da Ponte Preta e embora tenha dados sinais de melhora na segunda etapa, acabou parando nas mãos do experiente e imprevisível goleiro Aranha.

10 – Teoricamente então, o Palmeiras é favorito. Como foi nas duas partidas disputadas nesta temporada…

11 – Assim, façam suas apostas meus amigos leitores/torcedores…

 

PITACOS

12 – Clássicos marcam a 32ª rodada. A começar por este sábado, com dois confrontos entre gigantes nacionais. O Santos recebe o Atlético MG em jogo fundamental para a manutenção de suas chances no campeonato. Embora subestimado pela grande imprensa, o Santos segue ali, sempre perto da liderança. Botafogo e Fluminense também se enfrentam em condições distintas. O Fogão, bem na tabela, busca vaga na Libertadores. Já o tricolor carioca, abalado pela dramática eliminação na Sul-Americana diante do Flamengo, ainda precisa somar pontos para tranquilizar-se de vez quanto aos perigos do rebaixamento.

13 – No domingo, como de costume, com o time reserva, o Grêmio receberá o Flamengo. Trata-se quase de um “amistoso de luxo”, já que um se preserva para a Libertadores e outro para a Sul-Americana…

14 – Os confrontos entre os ameaçados pelo rebaixamento terão mais emoções, com certeza. O São Paulo tem grande chance de livrar-se de vez de qualquer ameaça. Vai a Goiânia para enfrentar o lanterna Atlético GO que só perde neste momento. É o jogo ideal para o time tricolor deslanchar de vez na tabela e até lutar por alguma coisa melhor no campeonato. Afinal, com tantas vagas para a Libertadores, de repente…

15 –Enfim caro leitor/torcedor, emoções não vão faltar neste final de semana. Independente de sua preferência prepare-se para grandes momentos. Imagine então se o futebol brasileiro fosse bem dirigido…