Na Área – 10/03/18

É AGORA OU NUNCA!

1 – Pois é meu caro leitor/torcedor esportista/roqueiro. Como diria Elvis, “It’s now or never”.

2 – Amanhã para delírio da imensa torcida verde da região, o Verdão pisará o gramado do Novelli Júnior. Previsão de grande público para ver em ação a constelação de grandes jogadores do elenco palestrino.

3 – Certamente o comentarista da ESPN afirmaria ser o Palmeiras um “favoritaço” diante do Galo Ituano. E não seria sem razão, já que o time comandado por Roger Machado é sim, favorito a todos os títulos das competições nas quais está envolvido.

4 – Mas como sempre digo, “futebol” ainda é o nome desse jogo que nos apaixona a todos. E o Ituano, com a obrigação de vencer para não depender de resultados alheios, até poderá surpreender o Verdão e entristecer a galera regional.

5 – “It’s now or never” poderia bem embalar o sonho rubro-negro de classificar-se com uma gloriosa vitória sobre o Palmeiras. Uma classificação assim poderia transformar o Galo em adversário perigosíssimo para o Corinthians na próxima fase da competição.

6 – De qualquer modo, numa análise realista, mesmo que a classificação não venha, temos bons motivos para nos alegrarmos com o desempenho do Ituano no Paulistão 2018.

7 – O time fez boas partidas e apesar de alguns descuidos, mostrou condições para ir mais longe. Mas principalmente, revela que se for mantido o elenco atual e talvez até melhorado, poderá se dar muito bem numa possível disputa da Série D.

8 – Vágner voltou e muito bem ao gol. Léo tornou-se uma realidade e mostra condições para jogar em qualquer time grande do país. Laterais interessantes, Baralhas um volante promissor, Guilherme meia talentoso e Júnior Santos uma grata surpresa. De quebra, Claudinho faz sua melhor temporada no Galo e outros atletas tem entrado com bom rendimento. Todos muito bem dirigidos pelo tranquilo Vinícius Bergantin que surpreendeu pela tranquilidade e postura responsável.

9 – E nesta temporada, ao contrário de outras passadas, em nenhum momento o Ituano correu risco de frequentar a zona do rebaixamento. Sempre mostrando futebol superior aos seus concorrentes.

10 – Assim, não é impossível que amanhã o Galo apronte uma peça ao Verdão e saia classificado do Novelli Júnior. Será com certeza, um bom jogo de se ver…

PITACOS

11 – O futebol atual é cruel. A Portuguesa na Série A-2, o Mogi-Mirim na A-3, entre outros, estão despencando. Caindo pelas tabelas. Ambos tiveram momentos importantes há pouco tempo. A Lusa, ainda “Barcelusa”, campeã da Série B e o Sapão, em 2015, ainda na Série B.

12 – O Mogi-Mirim teve cinco rebaixamentos em pouco mais de dois anos. E a Lusinha, para tristeza do meu amigo Nilson Duarte, caminha a passos firmes para a Série A-3. Depois disso só a famosa Segundona, onde só podem atuar atletas até 23 anos. Lá já estão América, Comercial, Francana, Paulista e XV de Jaú. E para lá estão indo União Barbarense, Marília, Rio Branco, Matonense e o Mogi-Mirim…

13 – Realmente, quando escrevo que o Galo precisa estar atento e tentar de todas as formas o acesso à Série D do Brasileiro, não é à toa. A história nos tem mostrado que um rebaixamento desencadeia outros e neste ano estamos assistindo às agruras da Ponte Preta. Rebaixada no Brasileiro, mal no Paulista e já causando muitas preocupações nos seus torcedores quanto à disputa da Série B deste ano, onde se encontrará com o seu grande rival, Guarani, outro que também despencou, vítima de rebaixamentos em série.

14 – E claro, manter-se na Serie A-1 do Paulista é necessidade. Porque nenhum rebaixamento poderá fazer bem…