Na Área – 11/11/17

FUTEBOL É O NOME DO JOGO…

 

1 – Pois é caro leitor/torcedor, sempre digo aos amigos que “futebol é o nome do jogo”. Sim, o jogo que aprendemos a amar. Um jogo muito louco onde um “zero a zero” pode ser mais emocionante que um 10 a 9. Um jogo em que ocorre “empate”…

 

2 – Os americanos demoraram muito e entender o tal de futebol. E na verdade, até hoje não o entenderam muito bem. Na verdade, as mulheres americanas entenderam o esporte bretão rapidamente e tornaram-se campeãs de tudo na modalidade. Um claro sinal de que elas, lá como cá, são muito mais sensíveis e inteligentes…

 

3 – E o futebol é realmente algo imprevisível. Tem todos os ingredientes para fazer com que o odiemos e, no entanto, onde tem uma bola rolando, lá estamos nós, viciados que somos no tal do futebol…

 

4 – Erros de arbitragem nos enlouquecem, mas fazem com que discutamos a semana inteira com o melhor dos nossos amigos. Uma falha grotesca do lateral sem condições de envergar a camisa do nosso time, nos deixa malucos. Mas no jogo seguinte, se o cara der uma caneta no rival, esquecemos tudo… Até a jogada seguinte…

 

5 – E tem a cartolagem! Bando de ladrões, muito parecidos com os políticos e às vezes, dublês de políticos e cartolas. Enriquecem às nossas custas e à custa do nosso amor por um time. E amanhã ou depois, levantam uma taça ou contratam um ídolo e quase esquecemos que o camarada é um verdadeiro filho da…

 

6 – Todo esse preâmbulo para falar que o nome do jogo ainda é futebol. E como sempre, continua nos surpreendendo.

 

7 – No último final de semana todos davam o Corinthians como morto. O seu grande rival era visto no retrovisor cada vez maior. Bastava uma vitória palmeirense no clássico para trazer a diferença para dois pontos, que seriam eliminados logo na quarta-feira seguinte…

 

8 – E o clássico foi eletrizante, como sempre deveria ser. Com erro de arbitragem, mas com grande atuação, o Corinthians surpreendeu o Palmeiras com uma disposição inimaginável. Virou com 3 a 1 como poderia ter virado com quatro ou cinco. Prass fez grandes defesas e Cássio nem umazinha.

 

9 – No segundo tempo, apesar de dominar a maior parte da partida, o Palmeiras só conseguiu o segundo gol em uma bola mal rebatida pela zaga corintiana e de resto, Cássio continuou sem trabalhar. Vitória justa de um time que se preparou para o jogo como se o nome dele fosse “futebol”.  Acreditou que poderia derrotar o adversário que lhe era superior e que vinha jogando melhor até então. Dez pontos em doze disputados era o retrospecto do Verdão. Um em doze, tinha o Corinthians.

 

10 – Mas o nome do jogo é futebol. E dos dois pontos que os afastariam após a rodada, a diferença passou para oito…

 

11 – E na quarta-feira, onde o Palmeiras assumiria a liderança, derrotado pelo Vitória, viu o campeonato fugir de vez e ficou a onze pontos do líder…

 

12 – E como o nome do jogo é futebol, o Vasco venceu o Santos na Vila, com time desfalcado, com gol nos acréscimos e contando com o terceiro goleiro a defender suas traves. Irreconhecível Santos, que almejava terminar a rodada a três pontos do líder e terminou a nove…

 

13 – E neste sábado, o Corinthians tem a oportunidade de eliminar alguns concorrentes ao título e enxergar apenas o Grêmio, até a próxima rodada. E poderá selar a conquista do título na 35ª. rodada, diante do Fluminense. Você apostaria nisso nobre leitor/torcedor? Claro que não, não é mesmo?

 

14 – Eu também não… O nome do jogo continua sendo “futebol”. E com isso, não se brinca…