Na Área – 12/05/18

E O “DERBY” QUE NÃO ACABOU CONTINUA…

 

1 – Pois é caro leitor/torcedor, neste final de semana teremos mais um capítulo da formidável e extraordinária história de rivalidade entre Corinthians e Palmeiras. Nem chegou ao final o último “derby” que definiu o campeão paulista de 2018 e os dois rivais se encontram para mais um encontro daqueles de “sair faísca”.

2 – Com efeito, o último “derby” ainda não terminou. Pelo menos para os “verdes”, que seguem brigando na justiça para que o pênalti inexistente e invalidado seja enfim motivo justo para a anulação da partida que deu o título ao rival.

3 – Conseguindo ou não seu intento, a impressão que tenho é de que o presidente Galliote “joga para a torcida”. Seu objetivo é, “inequivocamente”, qualificar-se como torcedor número 1 da gloriosa Sociedade Esportiva Palmeiras.

4 – Se vai conseguir ou não seu intento, só o tempo dirá. Mas continua jogando…

5 – Neste domingo todos ligados na Arena Corinthians para ver o clássico e mais que isso, “de olho” no árbitro da partida. A CBF que também gosta de confusão, escalou Anderson Daronco, árbitro de histórico controverso nesse clássico, para apitar o jogo. Afinal, pra que facilitar?

6 – Pressionado, Daronco poderá ter dificuldades e certamente será criticado por todos os lados. A menos que consiga uma arbitragem soberba e seus auxiliares colaborem…

7 – Tudo isso é simplesmente deplorável. Há um bom tempo as discussões das noites de domingo tornaram-se chatas e cansativas. Hoje a participação dos comentaristas de arbitragem, geralmente corporativos ao extremo, tornaram-se destaque dos debates.

8 – Ninguém mais discute se esse ou aquele time apresentou um bom futebol ou se esse ou aquele jogador de destacou. Importante é examinar cada lance do jogo segundo o prisma da arbitragem. E se não tiver lance polêmico, arruma-se um…

9 – Já se tornou cansativo, chato e até ridículo essa coisa do “apito amigo”. Criação que ajudou a construir fortuna, tornou-se mote para deslustrar qualquer conquista significativa de um clube para o qual não torcemos.

10 – Acompanho futebol há muito tempo e já vi erros de arbitragens clamorosos. E pelo menos nesse quesito, sempre democraticamente. Erra-se para todo mundo.

11 – Através dos tempos o campeão, no entender do torcedor derrotado, sempre foi beneficiado pela arbitragem. Já vi São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians serem beneficiados e muito. Conquistarem títulos nos quais foram beneficiados e prejudicados muitas vezes. Mas o perdedor só enxerga aquilo que lhe convém, que lhe serve de desculpa para não ter que explicar seus erros.

12 –É muito mais fácil atribuir a culpa da derrota aos árbitros que beneficiaram o vencedor a ter que explicar as causas da derrota. Isso se chama “desviar o foco”. E nisso nossos cartolas, técnicos e jogadores são mestres. E o pobre torcedor compra a ideia…

13 – Não vi nenhum palmeirense falar do futebol fraco que o time apresentou no jogo final, quando poderia ter “passado o trator” sobre o adversário e conquistado o título com sobras. Pelo contrário, em campo foi um time sem ideias, nervoso e sem a menor objetividade. Não conseguiu sequer empatar o jogo, resultado que lhe daria o título.

14 – Como não há como explicar futebol tão pobre, melhor reclamar da não marcação de um pênalti sabidamente inexistente. Como se vencer com um gol de pênalti nessas condições fosse algo pra ser comemorado…

15 – Enfim, neste domingo o Palmeiras, mais uma vez ostentando favoritismo diante de um Corinthians ainda limitado tecnicamente, terá mais uma oportunidade para demonstrar em campo a superioridade que se lhe atribui no papel. Aliás, no meu entender, essa também é uma das razões dos últimos insucessos do Palmeiras diante de seu rival. O time e seus jogadores, se acreditam tão superiores que não aceitam outro resultado que não seja a vitória diante do tradicional rival.

16 – Mas como todos sabemos, futebol é outra coisa. E talvez seja o único esporte no mundo em que o melhor nem sempre sai com a vitória…

17 – Que neste domingo Palmeiras e Corinthians possam jogar o melhor futebol de que são capazes. Certamente teremos um belo jogo de futebol. E que à noite, nos debates esportivos, os comentaristas de arbitragem não sejam as estrelas…

18 – Finalizando, um grande abraço a todas as mamães! Não há coisa mais completa na vida do que o amor de uma mãe…