Na Área – 17/03/18

POR UM FIO…

1 – Pois é caro leitor/torcedor rubro-negro. Foi por um fio…

2 – O nosso Galo esteve com os dois pés (depois com um e depois sem nenhum) na segunda fase do Paulistão 2018. Foi “por um fio”, ou melhor, por um gol. Poderia até ser derrotado por dois gols de diferença e acabou levando três…

3 – Terá sido descuido, autossuficiência, apatia, “complexo de vira latas” ou tudo junto e misturado?

4 – Como escrevi na minha coluna do último sábado, o Ituano fez um bom campeonato. Fez por merecer a classificação. Mas no domingo, diante do Palmeiras, não foi a mesma equipe dos jogos anteriores.

5 – No meu entender o time deveria ter se cuidado mais na defesa, não se expor tanto e dedicar-se um pouco mais na marcação. Scarpa fez dois gols em que estava completamente livre para receber a bola e chutar como quisesse. E todos sabem da sua qualidade…

6 – Faltou também um pouco de malandragem, segurar a bola um pouco mais, gastar um pouco de tempo e levar o jogo em ritmo que lhe fosse mais conveniente. O time é jovem e talvez tenha faltado um pouco de experiência nesse momento.

7 – Saber que de certa forma dependeria de pelo menos um empate do Bragantino com o São Caetano parece ter batido na insegurança do time rubro-negro. Então quis resolver a situação por conta própria. O que seria louvável em certas circunstâncias, significou risco grande demais diante de um adversário mais qualificado.

8 – Enfim, são lições e como tal, devem ser apreendidas.

9 – A exemplo de 2017, o time rubro-negro vai atrás do prêmio de consolação, o título do interior. Não é pouca coisa, pois garante vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. Mas ficou o sabor amargo de que poderia ter ido mais longe.

10 – A vaga para a Série D do Brasileiro de 2019 foi obtida. Isso também merece ser comemorado. Existe até a possibilidade de disputa-la neste ano se o Mogi Mirim, que está caindo pelas tabelas, vier a desistir da competição. Seria interessante, mas a definição precisa ser rápida para que o time se prepare adequadamente. Ficou claro que alguns reforços serão necessários.

11 – No balanço final a boa campanha não pode ser apagada pela derrota decepcionante diante do Palmeiras. Há que se valorizar o que foi bem feito e aprender com os erros cometidos. Que venham tempos ainda melhores…

PITACOS

12 – E neste final de semana começa a fase “mata mata” do Paulistão 2018. Pra variar com confusão e fatos que só podem ocorrer em lugares onde o futebol é dirigido por cartolas de pequena estatura.

13 – A Polícia precisou intervir na tabela porque os “entendidos” não foram capazes de enxergar o perigo de novas guerras entre torcidas em horários que permitiam encontros pela cidade. Coisa de gente sem noção…

14 – O Bragantino vai “mandar” jogo contra o Corinthians na capital, assim como o Audax contra o Palmeiras e o Linense contra o São Paulo em anos anteriores. Ridículo, para não dizer “deplorável”. Não nos esqueçamos de que o Ituano fez dois jogos finais no Pacaembu contra o Santos. Era um “estádio neutro”, dirão os defensores da cartolagem…

15 – A história do Campeonato Paulista está cheia de exemplos a comprovar privilégios para uns em detrimento de outros. É assim desde sempre. E não vai mudar. Basta ver a eleição para o sucessor do Marco Polo Del Nero na CBF…

16 – Enquanto isso, gol da Alemanha…