Na Área – 19/05/18

“JOGOS GRANDES”

1 – Pois é caro leitor/torcedor, você já deve ter lido e ouvido inúmeras vezes essa nova “pérola” do vocabulário “futebolês”.

2 – “Jogos grandes”, que entenda, não são os “grandes jogos”. Grande jogo é aquele espetáculo inesquecível, que ficou marcado em sua lembrança como algo sublime, quase inigualável. “Jogos grandes” são outra coisa. Trata-se da classificação que se deu aos jogos entre “times de camisa”, outra pérola do futebolês…

3 – Você já viu algum time profissional “sem camisa”? Ora, todos os times tem camisa…

4 – Tostão, que não se conformava com essas coisas, deixou rapidamente de comentar jogos na televisão por conta dessas coisas. Irritava-se com a tal da “segunda bola”. Pois é, até os dias de hoje o futebol se disputa com uma única bola…

5 – Eu também, como integrante do chamado time da terceira idade, também não me conformo com algumas expressões usadas e abandonadas pelos nossos comentaristas. Já me irrito o suficiente com a glorificação do “comentarista de arbitragem”, geralmente parcial nas suas considerações e benevolente com a classe que integrava.

6 – Me incomodam as expressões modistas de hoje, como dizer que fulano “não entrega o que dele se espera”. Afinal, ele “entrega o jogo”, “não sua a camisa” ou não joga o suficiente pelo salário que recebe?

7 – Já ouvimos o vocabulário “Titês” tomar conta do futebol com palavras como intensidade, atitude, recomposição, marcação alta ou baixa e tantas outras coisas. Mas enfim, Tite é o camarada que “entrega” o que dele se espera. Então, sejamos pacientes com o professor Tite. Pelo menos até que ele nos leve ao título da Copa do Mundo. Do contrário…

8 – Voltando aos “jogos grandes”, vivemos uma expectativa interessante na Copa do Brasil, na qual os principais times do país classificaram-se para a próxima etapa. Assim teremos Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Santos e Corinthians na próxima fase, com Bahia e Chapecoense aparecendo como intrusos de última hora.

9 – Serão “jogos grandes”, com certeza. A torcida é para que também sejam “grandes jogos” e teremos muitas emoções para viver. Principalmente porque os confrontos das quartas-de-final serão definidos através de sorteio. Emoção desde o início então…

10 – A sexta rodada do Brasileirão também apresenta alguns “jogos grandes”. Atlético e Cruzeiro fazem o clássico de Minas Gerais. No Rio, Flamengo e Vasco, os grandes rivais, se encontram. E em São Paulo, o Tricolor enfrentará o Santos no Morumbi lotado. Pena que isso tudo não nos ofereça a garantia de que teremos “grandes jogos”…

PITACOS

11 – Nem começou a Copa do Mundo e os comentários de transferências começam a fervilhar. O Corinthians corre sério risco de perder desde já seus dois expoentes. Carille tem proposta milionária do futebol árabe e para lá Rodriguinho também poderá caminhar. Perdas quase irreparáveis, não fosse o futebol o mais dinâmico dos esportes. Osmar Loss, auxiliar de Carille, já vem sendo preparado há algum tempo para essa tarefa. Trata-se do maior vencedor das categorias de base do Corinthians e teve papel preponderante na promoção dos garotos que fizeram do time do Corinthians uma equipe competitiva e competente.

12 – Para o lugar de Rodriguinho o Corinthians também terá vários moleques subindo e que poderão ter sua oportunidade. No final das contas, se tudo der certo, todos sairão ganhando.

13 – O futebol é assim. Um grande negócio. Estamos todos com os olhos e corações preparados para a Copa do Mundo que se aproxima e também curiosos para saber como estarão os principais times do Brasil após a disputa. Muita gente deverá sair e outros chegarão. Carille estava certo ao afirmar que seu objetivo era estar entre os primeiros até o início da Copa do Mundo. E por ironia do destino, ele mesmo poderá não mais estar no comando do time quando se iniciar a Copa…

14 – É só futebol…