Na Área – 21/10/17

“PROVA DOS NOVE”

1 – Pois é caro leitor/torcedor, o Brasileirão entrou na sua reta final. Faltam nove rodadas e é chegada a hora de se “tirar a prova dos nove” ou, como era popularmente conhecida, a “regra do noves fora” ou ainda “prova dos noves”.

2 – Pra você que é bastante jovem e nunca ouviu falar, quando as calculadoras ainda não eram populares, os contabilistas utilizavam um truque para verificar se suas contas estavam corretas: a conhecida “prova dos noves” ou do “noves fora”. Trata-se de um teste de validade para o cálculo manual de somas, subtrações, divisões e multiplicações de números inteiros. Utilizando-se apenas os dígitos de entrada e saída do cálculo, muitos erros acidentais podem ser descobertos. Devido à sua facilidade de uso, essa regra pode ser utilizada até pelas crianças na escola.

3 – Bom, mas lugar de matemática é na escola, deve estar pensando o nobre leitor. Não é bem assim e nesse Brasileirão, contas vêm sendo feitas desde o início da competição. Nem tanto na parte de cima, onde o Corinthians foi livrando vantagem sobre os demais e mesmo claudicando no returno, segue folgadamente na frente. Mas na parte de baixo da tabela, dirigentes, torcedores e até os próprios jogadores se debruçam sobre calculadoras buscando a melhor equação para resolver seus problemas.

4 – O problema, comum a maioria deles, atende pelo nome de “rebaixamento”. Um fantasma que aflige mais da metade dos competidores. Com efeito, doze clubes ainda precisam de pontos para fugir do “fantasma do rebaixamento”. Atlético MG (9º) e Fluminense (10º) com38 pontos, lideram o pelotão. A seguir, do 11º ao 19º, a distância é de apenas quatro pontinhos. São nove equipes emboladas e enroladas nesses quatro pontos. Em último e já com cara de rebaixado, o Atlético GO, que apesar de tudo, luta bravamente para escapar.

5 – Então, faltando nove rodadas para o final, com o Corinthians ostentando nove pontos de vantagem para Grêmio, Palmeiras e Santos, é chegada a hora de se fazer a “prova dos nove”. O perigo é no final, dar aquele famoso resultado de “noves fora nada”!

 

PITACOS

6 – O Corinthians agora passou a realmente administrar sua vantagem. No jogo contra o Grêmio viu-se nitidamente que o principal objetivo do time em campo era não perder e manter a vantagem sobre o adversário na tabela. De agora em diante, já dá para imaginar o time alvinegro jogando sempre com a tábua de classificação nas mãos.  Trata-se de uma boa vantagem que a cada rodada que passa poderá se tornar maior, mesmo sem aumentar…

7 – Grêmio, Santos e Palmeiras ainda lutam e apostam em tropeços do líder. O Verdão ainda tem a vantagem do confronto direto. Isso poderá lhe permitir tirar três pontos do rival. Mas para encostar mesmo, precisa contar com ajuda dos outros. E aí é que está o grande problema. Ninguém está se ajudando…

8 – O segundo turno pífio do Corinthians não fez com que diminuísse a diferença para seus perseguidores. Pelo contrário, até aumentou. Sinal de que se o Timão não vai bem, os outros também não…

9 – A verdade é que o nível técnico deste campeonato está bem abaixo do esperado. Já em 2016 não foi lá essas coisas. E a tendência é só piorar. Basta uma rápida passada de olhos nos times brasileiros e já se pode formar uma opinião. Continuamos exportando as revelações e pior, ainda apostando em veteranos sem mercado no estrangeiro. E o São Paulo falando em repatriar Kaká novamente…

10 – O São Paulo por sinal, tem garantido grandes emoções neste Brasileirão. E quando parece que vai sair da zona do rebaixamento e tranquilizar seus torcedores, logo vem a recaída e com atuações sofríveis, continua no limbo. Seus dois próximos jogos poderão definir de vez sua situação na tabela. O Tricolor receberá no Pacaembu primeiramente o Flamengo e a seguir, o Santos. Duas equipes que brigam na parte de cima da tabela. E que poderão afundar o Tricolor de vez, tornando dramático o final da competição para seus torcedores. Haja “prova dos nove”!!!

11 – Além de São Paulo vs Flamengo, a rodada apresenta alguns clássicos importantes. Botafogo e Corinthians jogam no Engenhão. O Fogão é sempre perigoso e poderá aprontar para cima do Timão. Grêmio e Palmeiras jogam na Arena gremista. Quem perder poderá realmente esquecer o Brasileirão. Bahia e Vitória fazem o clássico das multidões desesperadas. Ambos lutam para permanecer na Série A do Brasileiro e não podem pensar em derrota. No Mineirão, o Atlético MG tenta se livrar de qualquer ameaça de rebaixamento diante do seu maior rival, o Cruzeiro.

12 – Uma rodada que promete muitas emoções, sem dúvida. E um “novo velho jeito” de torcer. Não basta torcer. É preciso também “secar” os adversários…