Na Área – 24/02/18

GALO EM ALTO ASTRAL

1 – Pois é caro leitor/torcedor rubro-negro. Alto astral depois da bela e heroica vitória sobre o São Paulo, com “São Vágner” em noite inspirada. De quebra, o time assumiu a segunda colocação do grupo A, que lhe daria a vaga na próxima etapa da competição.

2 – Interessante essa coisa de pênalti perdido. Todas as manchetes falam do pênalti perdido por Cueva, como se na verdade não houvesse sido o goleiro a ter defendido a cobrança.

3 – Em todas as manchetes, “Cueva perdeu o pênalti e o São Paulo o jogo”. Talvez um goleiro mais famoso levasse o crédito pela defesa sensacional de um pênalti no último minuto. Mas com Vágner não foi assim e a não ser para os torcedores do Galo, ficou a impressão de que o São Paulo perdeu e não o Ituano venceu.

4 – O Ituano venceu porque foi melhor na maior parte do jogo e seu goleiro foi competente para defender um pênalti no final e garantir a vitória. Essa é a real…

5 – Na próxima segunda-feira o Galo volta a campo para enfrentar o Red Bull, no Novelli Júnior, com promoção do Futebol Sustentável. Boa oportunidade para o torcedor rubro-negro apoiar a equipe em busca da classificação.

6 – Contra o São Paulo tivemos pouco mais de 5.000 pagantes. Com a promoção do Futebol Sustentável, não há desculpa e talvez tenhamos um público ainda maior. E fica uma constatação fria e cruel. Já se vai longe o tempo em que os grandes atraiam bons públicos em seus jogos aqui na cidade. Numa noite agradável de quarta-feira apenas 5.000 almas se dispuseram a comparecer ao Novelli Júnior para ver o Tricolor em ação contra o nosso Galo…

7 – Quanto ao jogo da segunda-feira, o Red Bull assim como o Ituano, briga por vaga na próxima fase do campeonato. Sua luta com o Botafogo é mais complicada ainda do que a travada pelo Galo com o Bragantino. Então, a previsão é de que teremos um bom jogo. E vamos combinar: quem tem programa para segunda-feira à tarde/noite? Só nós mesmos, que iremos ao Majestoso da Vila Nova para ver o “Galo em alto astral”.

PITACOS

8 – Sem dúvida, a grande atração da rodada será o “Derby” entre Corinthians e Palmeiras, na Arena Corinthians. A exemplo dos últimos confrontos, o Verdão é favorito. Na verdade, mais favorito do que nunca.

9 – O time verde, agora comandado por Roger adquiriu rapidamente um bom padrão de jogo e inegavelmente, conta com jogadores de nível superior aos rivais. Mais que um time superior, o Palmeiras possui elenco superior a todos os demais. Isso não quer dizer que já se pode cravar que neste ano ninguém segura o Verdão. Como sempre digo, o nome do jogo é “futebol”…

10 – O Palmeiras tem pelo menos dois bons jogadores (em algumas posições, até três) para cada posição. Muito trabalho para o treinador? Até que é, mas a maior dificuldade é administrar egos, sempre uma arte em todos os lugares e ramos de atividade. Mas quando chega num clássico dessa magnitude, todo jogador é capaz de sufocar um pouco o seu ego para sair com a vitória que consagra. Ou melhor, “quase todo jogador”…

11 – Quanto ao Corinthians, basta uma dúvida para se aquilatar o tamanho da encrenca. Júnior Dutra ou Kazim? Pronto, acabou!

12 – Falando em “ego”, o São Paulo vive um momento complicado e muito por conta do ego de alguns jogadores, dirigentes e até do treinador. A declaração de Dorival Jr. após o jogo diante do Santos, dizendo que “treinador não marca gols” pegou muito mal junto aos jogadores e aos diretores.

13 – Acreditar que os jogadores não se melindraram com a frase é coisa de quem “acredita em duendes”. Que jogador viria a público pra dizer que não gostou da colocação? Romário, Evair, Edmundo, Ronaldo (o goleiro), Juninho Pernambucano, entre outros, não estão mais em atividade. Os de hoje, com raríssimas exceções, são todos “profissionais”…

14 – Enfim, embora seja verdadeira a frase, não é de bom tom. E como os diretores do futebol são na sua maioria, grandes hipócritas, Dorival Jr. está prestigiado. Mas não se surpreenda meu amigo leitor/torcedor se quando estiver lendo essa coluna o glorioso sobrinho do Dudu já estiver procurando emprego…

15 – E assim seguimos no futebol do 7 a 1…