Na Área – 27/01/18

CONSIDERAÇÕES INICIAIS…

1 – Pois é caro leitor/torcedor, ainda é cedo, mas já podemos fazer algumas considerações iniciais a respeito do Paulistão 2018.

2 – A primeira constatação e obvia por sinal, é de que a disparidade entre “grandes e pequenos” é cada vez maior. Mesmo com pouco ou nenhum tempo de preparação em pré-temporada, os “grandes” saltaram à frente na tabela, com maior ou menor dificuldade, mas já demonstrando que será barbada apostar em semifinais de clássicos.

3 – Destaque para o Palmeiras, de aproveitamento 100%, o que já era esperado, diga-se de passagem. O São Bento também começou bem e embalado pelo acesso à Série C do Brasileiro, parece realmente viver novos tempos. Sem dúvida, muito bom para a nossa região…

4 –Neste final de semana, a atenção se volta para o primeiro clássico da temporada. Corinthians e São Paulo protagonizam o primeiro “Majestoso” do ano. Com tão pouco tempo de preparação e com times ainda se acostumando à ausência de peças importantes, não há como apontar favorito.

5 – Outros três jogos prometem bastante. Em Sorocaba o São Bento receberá a Ponte Preta em jogo importante para confirmar a boa fase do time local. Em Bragança, o Palmeiras tem difícil desafio diante de um time que costuma complicar bastante, principalmente quando joga “em casa”.

6 – O outro jogo de destaque colocará frente a frente Santos e Ituano, no Pacaembu. Um importante teste para a real capacidade do time rubro-negro.

7 – Até aqui, apesar do empate diante do Santo André, o nosso Galo vem apresentando um bom futebol. Com movimentação e bom toque de bola, o time comandado por Vinícius Bergantin tem buscado “jogar futebol”, o que nos tempos atuais, não é pouca coisa.

8 – Confesso que tem sido uma agradável surpresa assistir os jogos do Ituano. Uma dificuldade aqui e ali, mas percebe-se um time com bom padrão de jogo, buscando jogar com a bola no chão, em velocidade e com proposta de jogo ofensiva. Bem diferente dos tempos sisudos do antigo treinador, que priorizava a marcação em detrimento da criatividade.

9 – Vinícius parece beber água da mesma fonte que Doriva e isso é muito bom. Não venceu o Santo André em casa e até poderia ter saído derrotado, afinal houve um lance bastante polêmico no final que poderia ter dado a vitória ao time do ABC. Mas buscou a vitória o tempo todo e até teve bola na trave e boas oportunidades para marcar. Um empate justo, mas que mostrou duas equipes em busca da vitória.

10 – Diante do Santos, o Ituano terá sim, um desafio. Obviamente não poderá jogar de maneira aberta e franca, mas não poderá abdicar do ataque e de tentar a vitória. E essa parece ser a proposta apresentada por Vinícius. Isso merece respeito…

11 – Voltando às generalidades, já podemos eleger algumas equipes para candidatura ao rebaixamento. Felizmente para algumas, serão apenas dois os rebaixados. E um deles está ali, firme e forte na última posição. Trata-se do Mirassol, que vi jogar diante do São Paulo.

12 – Um time impressionante o Mirassol. Não consegue trocar três passes seguidos. Conseguiu ficar 90 minutos sem chutar uma única bola ao gol tricolor. E perdeu de dois como poderia ter sofrido cinco ou seis. Ficou barato…

13 – Diante do que tenho visto, e confesso que ainda não vi alguns times, o Linense é outro candidato em potencial ao rebaixamento. O interessante é que na nova ordem do futebol brasileiro, é mais fácil para essas equipes atuarem fora de casa do que como mandantes. Resumindo, destruir é muito mais fácil do que construir. E os poucos pontos que conseguem obter é dessa forma. Fechando-se na defesa nos campos adversários e apostando em uma bola.

14 – Assim a Ponte venceu o Corinthians no Pacaembu e foi derrotada pelo Linense em Campinas. Dessa forma o Bragantino venceu o Santos na Vila e foi derrotado pelo São Bento em Bragança Paulista. E dessa forma o Novorizontino empatou com o São Paulo no Morumbi…

15 – Essa é a razão de elogiarmos o trabalho de Vinícius no Ituano. O time faz diferente e tenta jogar futebol. Que ótima notícia!