Na Palavra Livre, Normino da Rádio pede Enem para o Pirapitingui

Foto – Divulgação/Câmara

O vereador Normino José de Oliveira (Normino da Rádio) fez uso da Palavra Livre na sessão desta semana e abordou diversos temas que tem acompanhado. O vereador celebrou a duplicação da Rodovia Waldomiro Correa de Camargo (SP-79) do trecho entre o bairro Cajuru, em Sorocaba, e Pirapitingui, em Itu, e afirmou que a obra traz esperança

Desde 2011, a área enfrenta uma dificuldade com o retorno no qual os moradores precisam andar cerca de 3 km até o bairro Cajuru para voltarem a Itu. “A gente se sente impotente porque é uma obra de responsabilidade do Estado, mas a gente vem sempre cobrando”, disse.

Normino ainda relatou sua visita à Diretoria de Ensino no dia 11 de abril para solicitar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja realizado este ano na região do Pirapitingui para facilitar o acesso dos moradores à prova, pois o bairro fica a cerca de 20 km das escolas da área central, e sugeriu que a avaliação fosse realizada na Escola Estadual “Professor Anthenor Fruet”.

O vereador declarou ter sido muito bem recebido pelo Dirigente de Ensino de Itu, Claudemir Braz de Campos, que mostrou-se sensível e empenhado em atender a solicitação, mas sabe que o dirigente “possui certa autonomia, mas não depende apenas dele”. Normino aproveitou para relatar que a região do Pirapitingui tem enfrentado dificuldades de segurança no entorno das escolas.

PAM da Vila Martins
O vereador declarou que tem recebido queixas sobre a falta de pediatras no PAM da Vila Martins e que buscou informações com a Secretária de Saúde, Janaína Guerino de Camargo. Ele teria sido informado que a Secretaria de Saúde recebeu quatro pedidos de demissão de pediatras, e abordou a dificuldade em manter médicos no atendimento público, pois existe uma “questão salarial”, já que um consultório particular acaba sendo mais rentável para o profissional, lamentou a falta de profissionais na área e declarou estar acompanhando a situação.