“Não há confirmação da morte por meningite”, afirma Saúde sobre a morte de bebê de 10 meses em Itu

A Secretaria Municipal de Saúde de Itu segue investigando as causas da morte de uma menina de apenas 10 meses de idade, ocorrida na última terça-feira (19).  A criança, nascida em Itu, passou por atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Vila Martins, nos dias 15 e 17 de novembro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) 02, situada no Jardim União, na manhã do dia 18.

Segundo a Prefeitura, “todos os procedimentos padronizados foram adotados no atendimento da paciente”. Na noite do dia 18, a família levou a paciente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – 24h, localizada no bairro Éden, na cidade de Sorocaba, de onde a criança foi transferida para o Gpaci, indo a óbito na manhã do dia 19.

Ainda segundo a administração municipal, “não há confirmação da morte por meningite. A Cultura do Liquor para Meningite teve resultado negativo e que as demais pesquisas estão em andamento pelo Instituto Adolfo Lutz” – laboratório de análises localizado em São Paulo. Neste ano, a cidade de Itu registrou 27 casos suspeitos de meningite, sendo 10 descartados, 16 confirmados (9 meningites virais, 5 meningites bacterianas e dois ainda sem classificação) e um caso em investigação.

A meningite é, de acordo com o Ministério da Saúde, uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Nas redes sociais
Pela internet, principalmente em grupos nas redes sociais, muitas informações – e desinformações – sobre o caso pipocaram. O ex-vereador Reginaldo Carlota foi um dos que comentaram sobre o caso. Segundo ele, a bebê foi diagnosticada no PAM da Vila Martins com “virose” e que “levaram pra Sorocaba e descobriram que era meningite” – porém, como já foi afirmado pela Prefeitura, os exames iniciais deram negativo. Outras publicações chegaram a falar em “negligência médica”.

Ao JP, a Prefeitura de Itu repudiou “a exploração sensacionalista de casos desta natureza, observada em notícias inverídicas e divulgação de informações sem confirmação em redes sociais. Além da evidente manipulação política do conteúdo, em razão da proximidade com um ano eleitoral, o aproveitamento da dor e sofrimento para essa finalidade demonstra irresponsabilidade e desrespeito ao paciente, familiares e profissionais que atuaram nos atendimentos”.

Fake news em Salto
Em Salto, também surgiram nas redes sociais informações dando conta de um suposto caso confirmado de meningite bacteriana na cidade. Mas a Prefeitura esclarece que a informação é falsa. Na segunda-feira (18), um menino de dois anos foi internado no Hospital da Unimed. Diante da análise clínica, a criança foi encaminhada ao isolamento com suspeita de meningite bacteriana; com a suspeita, a criança foi medicada.

Diante disso, a Vigilância Epidemiológica do município cumpriu o protocolo determinado para este tipo de situação e encaminhou ao Instituto Adolfo Lutz, amostras coletadas da criança para confirmação ou não do resultado para meningite. O laudo foi expedido na quinta-feira (21), com resultado negativo.

A criança permanece internada para observação e deve receber alta nos próximos dias. Além disso, a unidade escolar a qual a criança frequenta já foi informada e comunica aos pais e responsáveis que não há motivos para pânico.

Semanalmente, a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Saúde, divulga em seu site o Boletim Epidemiológico semanal, com informações dos casos de dengue, febre amarela, meningite e sarampo, registrados na cidade. “Mais uma vez, a Prefeitura lamenta que esse tipo de postagem, tenha induzido diversas pessoas a compartilharem informações inverídicas, gerando motivos de preocupação na população”, afirmou a administração.