Nasce Uma Estrela

Por André Roedel

Uma história de mais de 80 anos ganha nova versão. Nasce Uma Estrela (A Star Is Born, drama musical, 2018) reconta a história da ascensão de uma jovem artista que conhece um renomado astro em decadência – o filme original foi lançado na década de 1930 e, na mais recente versão, nos anos 1970, teve Barbra Streisand de protagonista. E esse remake lançado recentemente já pode ser considerado o melhor de todos, além de um dos melhores filmes deste ano. Uma produção que une um trabalho de atuação fantástico e, principalmente, uma incrível trilha sonora.

No papel da jovem artista que se apresenta em bares enquanto concilia o trabalho de garçonete está ninguém menos que Lady Gaga. A cantora, que já se mostrou uma ótima atriz na série American Horror Story: Hotel, inicia sua carreira em Hollywood da melhor maneira possível. Sua interpretação da talentosa Ally é para marcar de vez Stefani Germanotta (nome real da cantora/atriz) como uma das mais completas artistas de todos os tempos. Não duvido que seu nome seja lembrado para o Oscar de Melhor Atriz – aliás, torço para que ela ganhe.

Interpretando Jackson Maine, um cantor de música country que tem como grande problema o alcoolismo e vai perdendo o prestígio por conta disso, vemos Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) em uma de suas melhores atuações. Em Nasce Uma Estrela, Cooper ainda debuta em outra função: a de diretor. E, tirando algumas falhas aqui e acolá naturais de um iniciante, ele se sai muito bem.

Com Lady Gaga no elenco, era praticamente certo que o filme teria uma força musical única. E é isso que vemos nas mais de duas horas de duração do longa-metragem – que passam voando. Tanto a cantora como Cooper estão afinadíssimos, entregando duetos que emocionam o espectador. Destaque para “Shallow”, que certamente merece o Oscar de Melhor Canção Original.

Centrado na parceria e cumplicidade do casal Maine e Ally, Nasce Uma Estrela tem seus momentos de crítica ao showbiz e conta com um roteiro poderoso e repleto de diálogos bem construídos para transmitir sua mensagem. E a atuação impressionante de Lady Gaga e Bradley Cooper inevitavelmente levará o espectador às lágrimas de tão emocionante que a trama consegue ser.

Grata surpresa após algumas semanas de lançamentos medíocres, Nasce Uma Estrela prova que até uma história requentada, se bem produzida e contada, pode se tornar um grande filme. Basta talento e muita dedicação, coisa que este filme tem de sobra. Recomendo a todos.

 

Nota:

 

 

.