Nelson Werneck Sodré será tema de palestra na Acadil neste sábado

Neste sábado (10), às 10h30 no Salão Padre Luiz Yabar, ao lado da Igreja do Bom Jesus (Praça Padre Anchieta, S/N, Centro), a Academia Ituana de Letras – Acadil realizará um encontro entre acadêmicos e público em geral para falar sobre o historiador Nelson Werneck Sodré, patrono de uma das novas cadeiras da Academia.

A fala será conduzida pela romancista Dra. Olga Sodré, filha do historiador, doutora em Filosofia e em Psicologia Clínica, com pós-doutorado pelo Instituto Católico de Paris e pelo Instituto de Medicina Social Uerj. Na ocasião, ela mostrará um lado humano e real de Nelson Werneck Sodré, uma atmosfera da relação pai e filha e também sua trajetória intelectual e contribuição para a história do Brasil.

O historiador foi um dos maiores intelectuais brasileiros e trilhou um caminho amplo como escritor, jornalista, professor e pesquisador da história do Brasil. Deixou uma obra vasta com intensa reflexão sobre a formação social brasileira e a realidade de seu tempo, sob uma perspectiva marxista e um pensamento crítico, e publicou cerca de 60 livros.

A Academia Ituana de Letras é uma associação de escritores fundada em 1992 e composta de 40 cadeiras, cujos patronos foram figuras de destaque na literatura local e regional. A convite da Academia, Dra. Olga falará sobre o pai num intuito de aproximar os acadêmicos e comunidade em geral de importantes figuras históricas ligadas a Itu e refletir sobre seus papéis sociais.