No Dia Mundial do Lions Club, conheça a atuação da entidade, com 60 anos em Itu

O Lions Clubs International é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Foi fundada nos EUA em 1917 por Melvin Jones e se tornou internacional em 1920, quando foi fundado um Lions Club no Canadá. Atualmente, existem mais de 46.000 Lions Clubs espalhados por 193 países do mundo. Neste sábado (10), é celebrado o Dia Mundial do Lions Clube, que tem 60 anos de atuação no município de Itu, realizando diversas ações em benefício da sociedade.

“Pessoas que se importam e se unem, arregaçam as mangas para melhorar a comunidade”, descreve Gisela Pinsdorf, que já foi presidente da entidade em Itu e hoje é diretora de quadro associativo. “É uma sensação incrível para todos os envolvidos. Isso é o Lions! Ser um Leão é liderar dando exemplo, construir relacionamentos e melhorar o mundo por meio da bondade. São 1,4 milhões de homens e mulheres que se importam, servindo juntos para que possam ter um impacto ainda maior e mudar/melhorar mais vidas”, prossegue.

 O Lions Clube de Itu surgiu da vontade de um grupo de amigos ituanos, que foi incentivado e apadrinhado por companheiros do Lions de Sorocaba a fundar um novo clube em Itu. Eles então começaram se reunir na Chácara do Rosário, sendo o dia 23 de outubro de 1960 a data de fundação do clube. O primeiro presidente foi Virgilio S. Palmas, um ceramista muito atuante. Atualmente as reuniões do Lions acontecem no mesmo local, sempre na 1ª e 3ª sextas-feiras de cada mês.

Os fundadores do Lions de Itu foram: Amélio Soncim, Amleto Menquini, Antonio Marques de Almeida Neto, Carlos Rubens Simeira, Joel de Souza Costa, José Elias Mattos Pacheco, José Walter Chierighini, Joaquim Mendes, Julio O. Labronice, Luiz da C. Leite, Luiz Gonzaga da Silveira Arruda, Manoel Appendino, Mauricio Gun, Plínio Menezes da Silva, Roberto Appendino, Romeu Ribas Esteves, Salim P. Curi Neto, Virgilio S. Palmas e Wilson Leite Gomes.

Segundo Gisela, os principais pilares das ações do Lions são o combate à fome; visão; câncer infantil; meio ambiente; juventude/educação; e diabetes/saúde. “Mas as atividades são feitas em todas as áreas; onde há uma necessidade, há um leão”, relata.

 Nessa época de pandemia, foram doadas pelo Lions máscaras protetoras faciais (Face Shields) para o Hospital São Camilo e para a APAE, kits de higiene pessoal para ONGs de Itu e cadeiras de rodas para cadeirantes carentes de Itu. “Arrecadamos dinheiro através da tradicional feijoada do Lions para compra e manutenção do banco de cadeiras de rodas e afins que o Lions de Itu mantém há 30 anos para empréstimos aos munícipes ituanos”, acrescenta Gisela.

 O Lions Clube de Itu conta hoje com 20 membros, sendo que a diretoria 2019/2020 está assim formada: presidente – CL Francisco Veras Teotonio, ex-presidente imediato – CL José Geraldo Zaparolli, vice-presidente – CaL Katia Steiner, secretária – CaL Kátia Cristina de Camargo Steiner, tesoureiro – CL Elcio José Della Nina, diretor social – CaL Ana Carolina Pacheco, diretora de quadro associativo – CaL Gisela Pinsdorf V. Lins.

O Lions também possui o braço jovem, chamado de LEO Clube. “Temos 12 jovens como membros do LEO Clube de Itu, e as atividades vão desde doação de sangue até educação, sendo que várias atividades são desenvolvidas somente por eles e algumas em parceria com os companheiros Leões”, comenta Gisela, que desde 2012 participa das reuniões e ações, mas só se tornou associada em 2015.

 Gisela destaca algumas ações desenvolvidas pelo Lions de Itu. “Destaco os mutirões de catarata que vêm sendo realizados pelo Lions em parceria com a Fundação Dr. Rubem Cunha (em São Paulo). São realizados dois mutirões por ano para população carente, sendo que desde o início já foram realizadas mais de 250 cirurgias, além de outros atendimentos oftalmológicos complexos – cirurgias de estrabismo, tratamentos para ceratocone, entre outros, também realizados lá”, explica.

  Gisela destaca ainda o Lions Quest, um programa de aprendizagem sócio emocional, através do qual se trabalha a formação da moral e caráter dos jovens e adolescentes e que vem ganhando força nas escolas. “Inclusive foi  implantado no currículo de uma primeira escola aqui em Itu (esperamos que esse número cresça). Esse é um programa que pode mudar toda uma sociedade, pois transforma nossos alunos em cidadãos ativos e voluntários”, finaliza.