No Inverno ou no Verão, os cabelos merecem atenção!

É comum dizer que os cabelos merecem atenção durante determinada época do ano, mas a realidade não é bem assim

Grande aliado da beleza dos cabelos, o secador faz toda a diferença. No entanto, o seu uso constante pode ressecar os fios, por isso nada melhor do que usar também produtos que oferecem proteção térmica e também finalizadores de escova

Os cabelos – qualquer tipo – precisam de atenção praticamente em tempo integral. Ou seja, durante todas as estações do ano, principalmente se os fios passaram por processos químicos. Diversos problemas capilares podem ser ocasionados caso os cuidados não sejam realizados.

Mesmo quando a temperatura está mais baixa, não se deve negligenciar a lavagem dos cabelos. Mas, cuidado! A água muito quente pode prejudicar o couro cabeludo

Uma situação que enlouquece as mulheres é quando percebem que o cabelo parou de crescer e começa a cair com mais facilidade. Um dos motivos para isso é a contração dos folículos capilares ocasionada pelas baixas temperaturas, por exemplo.

Quando este problema aparece, existe um mito que se lavar menos os cabelos, eles cairão menos também. Nada disso. É muito importante lavar os cabelos regularmente para evitar o aumento da oleosidade, da caspa e de fungos.

Falta de tempo não é desculpa para negligenciar a hidratação. Se você está na lista daquelas mulheres ocupadíssimas, opte por produtos que dão bons resultados em um curto período de aplicação. No mercado existem várias e boas opções neste gênero. No entanto, é importante buscar os serviços e orientações de um bom profissional para hidratação mais profunda e tratamentos de reconstrução dos fios.

Poderosa aliada da beleza dos cabelos é a massagem no couro cabeludo que pode – e deve – ser feita durante o banho. Passe o xampu nos fios e massageie o couro cabeludo em movimentos circulares, com as pontas dos dedos. É eficaz e relaxante.

Quando o assunto é cabelo, sempre tem uma novidade no corte ou na coloração. A chapinha continua imperando, no entanto observa-se uma tendência a conservar os fios crespos em sua forma natural.

Para aquelas que aderiram ao alisamento, o processo de retorno ao natural pode ser um pouco lento e trabalhoso, no entanto profissionais no assunto garantem que dá para encarar essa transição mantendo os fios saudáveis e bonitos.

Uma das dicas é evitar o uso de aparelhos ou produtos que ressequem os fios e buscar auxílio no salão, a fim de usar xampus, cremes hidratantes e finalizadores apropriados às necessidades dos seus cabelos.

 

Mais cuidados

Geralmente quem tem cabelos crespos apresenta menos oleosidade no couro cabeludo e assim a tendência é lavar os fios com menos frequência. O ideal é observar por quanto tempo os fios se mantém limpos e assim organizar a agenda de lavagens.

Quem tem cabelos crespos deve evitar o uso do secador, penteando os fios enquanto estão molhados e promovendo secagem natural. Outra dica importante é caprichar na escolha de produtos que hidratem e estimulem a formação dos cachos. Lembrando que os cabelos crespos também contam com finalizadores “poderosos” que garantem o sucesso do penteado.

Importante também é explicar que se deve observar com atenção a queda de cabelos. Na maioria das vezes, o uso de produtos e mudança de hábitos resolvem o problema, mas caso persista é bom consultar o dermatologista que indicará exames específicos para detectar alguma causa orgânica.

 

Cuidado com as temperaturas

Evitar banhos muito quentes é uma atitude interessante para quem quer descobrir como cuidar dos cabelos no inverno, afinal, em dias mais frios, a tentação de deixar a água em uma temperatura elevada é enorme. O problema é que isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo de uma forma excessiva.

A água quente também abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e levando a sedosidade. Se você não consegue deixar o chuveiro em uma temperatura mais amena, procure ao menos finalizar a limpeza com água fria, pois isso fechará as cutículas. Uma dica: enrole-se na toalha e enxágue a cabeça com o chuveirinho. Dessa forma, você não sentirá tanto a friagem.

Outra excelente opção é lavar os cabelos no salão de beleza, o profissional pode oferecer serviços de controle da oleosidade que poderão ser mantidos em casa, conforme indicação do profissional.

O secador é o amigo inseparável de praticamente 100% das mulheres, mas nunca é demais relembrar que, usado frequentemente em altas temperaturas, pode fazer estragos nos cabelos – por isso não descuide do uso de protetores térmicos e produtos finalizadores de escova.

 

Fotos: Divulgação/GB Imagem