Noite de autógrafos marca lançamento de “A Filha do Reich” em Itu

Escritor ituano durante noite de autógrafos Foto: Daniel Nápoli

No último sábado (19), foi realizada no Museu da Energia de Itu uma noite de autógrafos com o jornalista, escritor e psicanalista Paulo Stucchi, autor do livro “A Filha do Reich”.

A obra de ficção com fundo histórico traz a história do publicitário Hugo Seemann, que viaja de São Paulo para a cidade gaúcha ao receber a notícia da morte de seu pai Olaf, um ex-soldado alemão. O que era para ser uma mera formalidade de despedida torna-se uma jornada à longínqua Alemanha nazista e ao passado sombrio do pai. O livro envolve amizade, traição, morte, amor, milagres e uma obscura organização surgida na época do Terceiro Reich que está por trás de um grande segredo: a verdadeira identidade de uma criança conhecida somente como “a filha do reich”.

Na oportunidade, o presidente da Academia Ituana de Letras (Acadil), Luis Roberto de Francisco, falou a respeito da obra e da trajetória de Paulo, também acadêmico. “Esta obra tem grande importância e nos leva à reflexão”, comenta.  O autor do livro também falou aos presentes. “A História é muito cíclica e nos faz refletir. É como a energia, há o período da polarização e o da aproximação”.

Paulo Stucchi é ituano e este é seu terceiro livro de ficção com fundo histórico. A primeira obra do gênero foi “O triste amor de Augusto Ramonet”, que se passa no Chile de Salvador Allende, durante o golpe de Estado de Pinochet. Depois, o jornalista escreveu o romance “Menina – Mitacuña”, que tem ambientação na Guerra do Paraguai.