NOSSO FOLCLORE ESQUECIDO

Os Contos de Fadas relatam às crianças um mundo de heroísmos, magias e fantasias. Geralmente iniciam: “Uma vez, num país muito longe…” ou ainda “Numa época em que os bichos falavam…”, deixando claro que não se trata do aqui e agora, mas de um local longínquo, fora do tempo e do espaço.Todavia, os Contos de Fadas contribuem para a formação social e psicológica das nossas crianças através de seus ensinamentos morais, como sobre o bem e o mal. Nossas livrarias estão repletas deles.

Todavia o nosso folclore permanece um tanto adormecido. O que tem valor são as histórias estrangeiras, exaustivamente contadas as crianças e esquecemos de passar a elas o maravilhoso e riquíssimo folclore brasileiro.

Precisamos lembrar aqui de uma grande autoridade no assunto: Luiz da Câmara Cascudo e o seu Dicionário do Folclore Brasileiro, importante documento de pesquisa e outro que difundiu o folclore para as crianças, o nosso querido Monteiro Lobato.

Vamos recordar alguns:

Saci-Pererê, é definido como um moleque negrinho, de uma só perna, com uma carapuça vermelha na cabeça que o faz encantado. Ágil e astuto, fuma cachimbo e gosta de trançar as crinas eos cabelos dos animais e fazer peraltices. Costuma assustar viajantes solitários e de assobiar de maneira misteriosa e assombrosa. Gosta de confundir as pessoas e a ele são atribuídos o domínio das matas e o cultivo de ervas medicinais. Hoje existe até uma Sociedade dos Observadores de Saci – SOSACI.

Mula sem Cabeça, é a forma que toma a concubina do sacerdote. O fantasma dessa mulher foi amaldiçoado por Deus pelos seus pecados e condenada a se transformar nesse monstro. Essa mula tem fogo no lugar da cabeça e galopa pelos campos e estradas rurais nas noites e madrugadas das sextas-feiras até o amanhecer, aterrorizando a todos. Além de lançar chispas de fogo, suas patas parecem calçadas com ferro e o seu tropel e relincho é ouvido ao longe.

Boitatá, é uma gigantesca cobra de fogo que protege os campos e florestas contra aqueles que os incendeiam. No Brasil o termo é utilizado para significar o fenômeno do fogo fátuo. Vive nas águas e a origem desse mito é a reação química que ocorre com os ossos dos animais, ricos em fósforo branco e quando expostos a faíscas, surge uma enorme chama. Diz que o boitatá devora os olhos dos transeuntes.

Curupira, é um moleque de cabelos vermelhos que possui os pés virados para trás e calcanhares para a frente. Deixam rastros misteriosos por onde passa. Entidade das matas é culpado pelo desaparecimento de caçadores e índios,que os faz confundir-se nos caminhos, ficando perdidos. É considerado protetor das árvores e animais. Gosta de fumo e de pinga.

Quando criança, as pretas velhas do hotel da minha avó,contavam-me histórias tenebrosas,que causavam pavor. Eram histórias de fantasmas, zumbis, almas penadas e a do saci-pererê.  Eu sentia medo, mas gostava delas.

 

Guilherme Del Campo

Cadeira nº 11 | Patrono Mario de Andrade