Novas regras de recalls de veículos já estão valendo

Passou a vigorar em 1 de outubro as novas regras para os recalls de veículos. O não comparecimento a uma campanha de recall, em um ano, desde o início da chamada, será mencionado no documento do veículo (CRLV) – o deixando “sujo”. O Denatran também vai comunicar o atual proprietário do veículo no chamado pendente, através da consulta de documentos como o Renavam, em que as montadoras não têm acesso.

Já existe no mercado um único app de cobertura nacional que avisa o motorista se o automóvel cadastrado teve algum chamado da fabricante para conserto ou troca de peças. Para facilitar, os interessados podem baixar pelo App Store ou Google Play com o nome Papa Recall.

O recall é importante para a segurança no trânsito, bem como a preservação do patrimônio. É um direito gratuito do motorista e desenvolve o hábito de manutenção do veículo por parte do proprietário.Muitos desconhecem que o carro precisa passar por recall, outros justificam a falta de tempo e alguns culpam até os vendedores das concessionárias por não terem informado antes, desconhecendo que o recall pode ser realizado bem depois disso. O fato é que é dever do motorista saber as condições do carro e cuidar para que ele não traga problemas no futuro. O recall é a possibilidade para se informar mais e realizar os ajustes necessários para garantir a melhor experiência possível para todos.