Novembro Azul alerta para a saúde masculina

Depois do câncer de pele, que afeta homens e mulheres indistintamente, o câncer de próstata é o grande vilão em termos de doenças exclusivamente masculinas. Atenta a esse cenário e às necessidades de melhorias nos cuidados a Agência Nacional de Saúde (ANS) alerta para os cuidados na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do Câncer de próstata. O exame de sangue, por intermédio do Antígeno Prostático Específica (PSA) e o exame de toque retal, são dois exames iniciais de grande importância para o diagnóstico.

  Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em sua fase inicial, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, sendo que muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase mais avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

 Ainda conforme o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura (principalmente de ordem animal), ajuda a diminuir o risco de câncer de próstata, bem como de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Outros hábitos saudáveis como fazer, no mínimo 30 minutos diários de atividade física, a manutenção do peso adequado à altura e tratamento adequado de diabetes, hipertensão e problemas de colesterol, além da diminuição do álcool e fumo são recomendados.

  Os homens devem procurar um urologista a partir dos 50 anos. A doença, se diagnosticada a tempo tem tratamento e tem cura. Um dos maiores problemas fica por conta do preconceito por parte de muitos homens, em procurar consultas. Mas a velha e surrada frase é mais que adequada: “é melhor prevenir do que remediar”.

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;

• dores ao urinar;

• vontade de urinar com frequência;

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.