Novo decreto suspende aulas presenciais da rede estadual até outubro em Itu

Colégio Anglo, em Itu, retomou suas atividades presenciais opcionais (Foto: Tucano)

Na última terça-feira (08), estava programado o início do retorno parcial e opcional em escolas municipais, estaduais e particulares do Estado de São Paulo (apenas nas cidades com mais de 28 dias de permanência consecutiva na fase amarela do Plano SP). Seriam ofertadas atividades de reforço para os alunos que não estão conseguindo acompanhar as aulas remotamente.

O retorno também neste momento é opcional para os professores que não são do grupo de risco, com a volta oficial marcada para o dia 7 de outubro. Em Itu, estava prevista a retomada parcial na rede estadual e particular, com decreto municipal do dia 24 de agosto mantendo suspensas as aulas presenciais na rede municipal.

Porém, após decreto de 8 de setembro assinado pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL), permanecem suspensas as aulas presenciais nas escolas estaduais até 4 de outubro, com as aulas na rede municipal também permanecendo suspensas, sendo mantidas as atividades remotas.  No total, 128 municípios decidiram pela retomada na terça.

Entretanto, reforçou a Secretaria de Estado da Educação, ela não é obrigatória e deve ocorrer mediante a escuta da comunidade. Os municípios também têm autonomia de interferir no calendário, embasados por dados epidemiológicos de suas regiões.

Na terça pela manhã, o secretário estadual da Educação Rossieli Soares acompanhou o retorno das atividades na Escola Estadual “Professora Ana Cecília Martins”, em Sorocaba, um dos municípios que optaram pelo retorno.

De acordo com o Governo de São Paulo, 200 escolas da rede estadual retomaram as atividades na terça, mas só 10% a 15% dos estudantes foram. As 200 unidades abertas correspondem a 3,5% do total da rede. Sorocaba e São Carlos concentraram a maior parte das escolas do Estado que retornaram.

O decreto de Itu permite o retorno das escolas privadas, desde que as instituições sigam as diretrizes estabelecidas pelo Plano SP, como distanciamento, uso de máscaras e outros medidas de segurança sanitária.

Uma das instituições particulares de Itu que retornaram de forma presencial foi o Colégio Anglo Itu, com suas atividades opcionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A direção informou que o corpo docente e demais funcionários estão tomando todos os cuidados sanitários necessários, assim como os estudantes.

Petição online

Nesta semana, pais, responsáveis, professores, demais funcionários e alunos das escolas estaduais da cidade que são contrários à retomada presencial das aulas criaram um abaixo-assinado que está circulando virtualmente, com o intuito de que os estudantes voltem a frequentar as instituições de ensino somente quando houver uma vacina contra a Covid-19.

A reportagem entrou em contato com a Diretoria de Ensino de Itu para um posicionamento da mesma a respeito do decreto municipal, bem como do abaixo-assinado e a situação atual da retomada, porém não obteve retorno até o fechamento desta edição. 

Um comentário em “Novo decreto suspende aulas presenciais da rede estadual até outubro em Itu

Os comentários estão desativados.