Novo presidente da OAB Itu, Dr. André Sbrissa fala como será o seu mandato

Presidente da OAB de Itu recebeu a reportagem na Casa da Advocacia na última quarta-feira (Foto: André Roedel)

Nesta semana, o novo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Itu – 53ª Subseção, Dr. André Carneiro Sbrissa, recebeu a reportagem do JP na Casa da Advocacia e da Cidadania, no Bairro Brasil, para uma entrevista exclusiva. Na oportunidade, ele falou sobre o pleito que o elegeu, os desafios e os projetos que deverá implementar em sua gestão de três anos.

Antes, Sbrissa falou um pouco sobre seu histórico na profissão – que foi incentivada pelos pais, que são formados em Direito na turma de 1980 da Faditu. Eles não advogaram, mas sempre estimularam que o filho cursasse a faculdade por ter “perfil”. Mas a primeira opção do futuro advogado foi Engenharia Mecânica. Só que a vocação falou mais alto e o atual presidente da OAB de Itu resolveu cursar Direito e não parou mais. “Fiz três pós-graduações: Direito Civil, Processo Civil e Direito Tributário”, conta Sbrissa, que fez ainda diversos outros cursos, se especializando em Direito Tributário e Empresarial.

O interesse pela OAB vem desde o início de sua atuação, no ano de 2007. Ele pediu ao então presidente da época, Dr. Renê Paschoal Liberatore, para participar da Comissão do Jovem Advogado e iniciou tratativas para implantar o projeto “OAB nas escolas” – que só não foi adiante devido questões burocráticas.

Em 2015, Dr. André Sbrissa, já com mais experiência na área, candidatou-se pela primeira vez à presidência da OAB Itu com um grupo de oposição. O pleito daquele ano foi polêmico, com recontagens e anulações de votos e, ao fim da apuração, a chapa de Sbrissa empatou com a de Dra. Liliane Gazola Faus – que acabou eleita por ser a candidata mais antiga.

Já em 2018, Sbrissa foi candidato a vice na chapa encabeçada pelo Dr. Rodrigo Tarossi. Intitulada “OAB com um jeito novo”, a chapa venceu. “Passei três anos ao lado do Rodrigo como vice dele, aprendi muito. É um ser humano exemplar, um grande profissional, ético e foi um brilhante presidente, talvez um dos melhores que já passaram por aqui”, conta Sbrissa.

Com o compromisso de Tarossi de não tentar a reeleição, acabou sendo natural que o posto passasse para Sbrissa – que encabeçou uma chapa única no pleito de 2021. Sobre o motivo de não haver oposição, o atual presidente comenta. “É reflexo da gestão passada. Uma gestão que, mesmo com a pandemia, que atrasou ou até barrou alguns projetos a serem feitos, fez um trabalho exemplar. Então, eu acredito que a chapa única é consequência da excelente gestão que fizemos nos últimos três anos”, disse.

Sbrissa enalteceu os demais membros de sua chapa, que é composta ainda pelo Dr. Marcelo Teixeira (vice-presidente), e pelas Dras. Lia Palomo Poiani (secretária-geral), Gilda Dares Rucke Souza (secretária-adjunta) e Josini Perazoli Mota (tesoureira). Segundo ele, são pessoas competentes e éticas, que sempre tiveram o interesse de ajudar a classe.

Ações

O início da nova gestão tem sido corrido, com questões burocráticas para resolver. Para seu mandato, no triênio 2022-2024, Dr. André Sbrissa pretende manter os lemas atuais: união da classe, aproximação com a sociedade ituana e a modernização da OAB. O presidente conta que continuará realizando ações sociais, como a atual campanha de arrecadação de materiais escolares para crianças carentes.

O presidente destaca a criação de comissões, como a de Ação Social, da Defesa da Criança e do Adolescente, da Diversidade Sexual, entre outras. E pretende incluir novas, como a Comissão de Igualdade Racial. “A OAB vai estar sempre à disposição para defender os interesses da sociedade”.

Neste ano eleitoral, Sbrissa conta que a OAB tem o “dever moral” de fiscalizar a lei e orientar os eleitores. “A OAB tem a Comissão de Direito Eleitoral, que ajuda nesse sentido”, explica. Segundo o presidente, também há interesse em realizar bate-papos com os candidatos a deputado da cidade neste ano – na esteira do debate realizado em 2020, com os candidatos a prefeito de Itu.

Sbrissa destaca que as principais ações são: a defesa intransigente dos direitos dos advogados, a aproximação da OAB com a sociedade e reiniciar os projetos parados por conta da pandemia, para destacar o protagonismo da entidade. “Nós vamos continuar trabalhando”, afirma o presidente, sempre enaltecendo o trabalho das comissões.

O presidente da OAB de Itu também falou sobre a mudança no comando da OAB-SP, que pela primeira vez tem uma mulher no comando: Dra. Patrícia Vanzolini. “Apoiei a Patrícia Vanzolini abertamente, então, particularmente, excelente o resultado. Para a OAB também vejo como excelente. Primeiro pela mudança: eu acho que a OAB precisava de uma mudança de visão, de posicionamento”, declarou Sbrissa, apontando como exemplo reuniões feitas entre a nova presidente e o Poder Público Estadual para tratar sobre o reajuste da tabela dos honorários da Defensoria Pública.

Sbrissa também frisa a participação do advogado de Itu Dr. Luís Fernando Clauss Ferraz, que está no Conselho Estadual da OAB e acaba sendo uma ponte entre a subseção e a seccional. “É uma ponte direta para conversar, tentar resolver problemas da advocacia ituana quando necessário”, destaca o presidente.

Por fim, Sbrissa destaca a qualidade dos profissionais do Direito da cidade de Itu, que sempre foram referência no Estado, e firma o compromisso de não tentar a reeleição ao fim de seu mandato. “Eu acho que a advocacia merece renovação sempre da diretoria e eu não serei candidato à reeleição. Acredito que três anos é o suficiente”, finaliza Dr. André Sbrissa, que por enquanto vai se dividindo entre as funções de presidir a OAB de Itu, tocar seu escritório e a maior de todas: ser pai de duas crianças.