Número de nascentes e presença de fauna aumenta em projeto da SOS Mata Atlântica

O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – HEINEKEN Brasil, localizado em Itu, já recebeu o plantio de 720.000 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e, ao completar 10 anos de existência, comemora os bons resultados, como o retorno de nascentes e o aumento da presença de fauna.

O Centro de Experimentos contava com 17 nascentes quando o projeto começou. Duas delas voltaram a verter água após o plantio, aumentando o total para 19. Também foi notado no local um incremento de 5% de água superficial e 20% de água subterrânea.

A recuperação da mata também foi a responsável pelo aumento de 156,7% no número de novas espécies de aves na antiga fazenda de café. De acordo com um estudo realizado em parceria com os pesquisadores Marcos Melo e Marco Silva, da Universidade Federal de São Carlos, em 2007 foram identificadas 81 espécies de aves no local. Dez anos depois, o número mais do que duplicou, chegando a 208, incluindo duas espécies ameaçadas de extinção: a perdiz e a curica.

A recuperação de mata nativa também permitiu a aparição de muitos animais. De setembro de 2016 a junho deste ano, cachorro-do-mato, capivara, gambá, pequenos felinos, onça-parda e lontra foram identificados, entre outros.

Quando foi criado, em 2007, o local tinha 49 hectares de floresta. Hoje, ele conta com 386 hectares restaurados. O viveiro tem capacidade de produzir 750 mil mudas de 110 espécies nativas da Mata Atlântica por ano, que são usadas em projetos na região e dentro da própria fazenda. Trabalham no local, engenheiros florestais, biólogos, educadores e viveiristas que desenvolvem o trabalho de restauração florestal, pesquisas e atividades ambientais.