Nutrindo-se com saúde

O cuidado com a alimentação é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo, resultando em uma melhor qualidade de vida. Por isso, em 31 de março (amanhã) é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição.

A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Serve também para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

Além disso, o intuito é gerar uma reflexão sobre como são feitas as escolhas dos alimentos para as refeições diárias, assim como a importância do consumo de produtos naturais, frescos e sem conservantes. Uma alimentação saudável deve incluir nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, composto por um prato bem colorido e variado.

Diadia Santé oferece diversas opções saborosas e cheias de nutrientes

No entanto, o conceito de uma boa alimentação para uma boa qualidade de vida vai muito além da escolha dos ingredientes. A nutricionista Roberta Lara dá dicas de como alcançar um bem-estar completo. “Hoje, a nutrição expandiu muito para a filosofia do bem-estar, ou seja, não existe o alimento que pode ou não pode, e sim a importância da parcimônia e da moderação como base para a saúde física, emocional e espiritual. É preciso alcançar o bem-estar como um todo, com equilíbrio nutricional, boas escolhas, atividade física e estabilidade nas emoções”, ressalta.

Contudo, para preparar uma alimentação saudável, muitas vezes é preciso de tempo, o que está cada vez mais difícil por conta dos compromissos do dia a dia. Para facilitar a vida de quem quer comer bem, mas que não tem como preparar as refeições adequadamente, Roberta Lara e Maurizio Spinelli abriram a Diadia Santé, que além de pratos saborosos, tem eficientes combinações nutricionais criados pela
Dra. Roberta. “Os pratos do chef Maurizio Spinelli resgatam memórias e sabores da culinária caseira. Cada um reserva deliciosas experiências”, afirmam.

Todos os pratos Diadia Santé passam pela etapa do ultracongelamento. Logo após sair da Cozinha Santé, a refeição é levada a uma temperatura de -18°C em poucos minutos. O sabor e a textura dos alimentos ficam impecáveis e, na hora de descongelar, parece que acabou
de ficar pronto.

Outro diferencial é a maneira que os produtos são adquiridos: através de produtores locais. “São a chave para garantir alimentos de
procedência, sem agredir o meio ambiente”, dizem. Além disso, esse tipo de ação estimula a formação de uma cadeia sustentável, movimentando a economia da região, incentivando a proteção ambiental e alimentação verdadeiramente saudável. “Um ciclo que faz bem a todos!”.

Roberta Lara e Maurizio Spinelli, sócios proprietários da Diadia Santé

Quatro Leis da Alimentação
Em 1937, o médico argentino Pedro Escudero formulou as Quatro Leis da Alimentação, que ainda hoje são referências para uma alimentação saudável. Confira:

Lei da Quantidade
A quantidade de colorias e nutrientes ingeridos devem ser suficientes para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter o corpo em equilíbrio.

Lei da Qualidade
O nosso corpo precisa de nutrientes e eles estão contidos nos alimentos. A alimentação deve incluir todos os grupos de alimentos fundamentais que fornecem os nutrientes necessários para a manutenção da saúde

Lei da Harmonia
Os nutrientes presentes na alimentação devem obedecer a uma relação de proporção entre si, de maneira harmônica, respeitando a proporcionalidade e a combinação de ingredientes.

Lei da Adequação
A finalidade da alimentação está subordinada ao organismo e aos vários fatores que o influenciam: condições fisiológicas, idade, histórico de doenças, etc.

(Beatriz Pires)