O adeus a Otávio Frias Filho, o homem que revolucionou o jornalismo do Brasil

Frias Filho assumiu a direção de redação aos 26 anos de idade, promovendo uma renovação / Foto – Raquel Cunha/Folhapress

Faleceu na madrugada de ontem (21), aos 61 anos de idade, na cidade de São Paulo, Otavio Frias Filho, diretor de redação da “Folha de S. Paulo” e diretor editorial do Grupo Folha. Mentor do Projeto Folha, que modernizou o jornalismo no País na década de 1980, foi vítima de um câncer originado no pâncreas.

Filho mais velho de Dagmar e de Otavio Frias de Oliveira (empresário que em 1962 comprou a “Folha de S. Paulo”), nasceu em São Paulo no dia 7 de junho de 1957. Tendo estudado direito e ciências sociais, ele assumiu a direção de redação aos 26 anos de idade.

Frias Filho foi o criador do Manual de Redação e da função de ombudsman, entre outros feitos. Casado com Fernanda Diamant, editora da revista “Quatro Cinco Um”, deixa duas filhas, Miranda e Emília, e os irmãos Luiz (que permanecerá à frente da redação da Folha), Maria Cristina e Maria Helena.

Otavio , que estava internado no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, teve seu velório e cerimônia de cremação realizados no Cemitério Horto da Paz, localizado em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que Otavio “prestou um grande serviço à cidade”, enquanto que o Governo do Estado destacou “o arrojo e o brilho intelectual que marcaram a atuação profissional de Frias Filho”.

Também em nota, o presidente da FecomercioSP, Abram Szaijman, disse que “neste momento de dificuldades e incertezas por que passa o País, ‘Otavinho’ nos fará falta, mas seu exemplo continuará indicando os rumos de uma sociedade plural, mais fraterna e justa”.