O bom funcionamento do motor depende dos cuidados com o óleo

A vida útil do sistema de seu automóvel está ligada a diversos detalhes, seja do lubrificante ou de seu filtro. Conheça mais

 

Daniel Nápoli

Indispensável para o bom funcionamento do motor do veículo, o óleo tem quatro funções básicas que o proprietário do carro deve ter muito atenção, caso contrário enfrentará problemas.

A primeira delas é a lubrificação, responsável por diminuir o atrito e evitar o desgaste excessivo das peças. Caso este item não esteja em dia, partes do motor entrarão em atrito, com as peças se desgastando, comprometendo o funcionamento do motor. Outro item importante diz respeito à limpeza. Caso o motor não esteja limpo, impurezas irão prejudicar o seu desempenho.

O motorista deve estar atento à temperatura do motor. Uma vez ela estando adequada, a peça estará em bom funcionamento. Além disso, deve-se ter atenção à proteção. Agente de vedação, o óleo impede que o lubrificante saia do sistema, evitando assim que elementos externos o contamine. Existem ainda outros pontos que você deve ter atenção. A realização da troca do óleo, por exemplo, é indicada para cada 10 mil km rodados ou ao prazo de validade daquele produto.

A verificação do nível do óleo também e importante e deve ser feita com o motor do carro frio, já que o motor estando quente, a pressão irá aumentar o fluxo do óleo, o que pode mascarar a quantidade correta do lubrificante. Lembrando que o nível do óleo estando muito baixo pode indicar um problema de vazamento, enquanto que o excesso do lubrificante pode danificar o motor.

Quando for promover a troca de óleo do veículo, não se deve esquecer de trocar também o filtro do óleo, pois se não o fizer, o filtro velho pode contaminar o novo óleo, diminuindo a vida útil do motor.