O ovo e suas 1001 utilidades

O ovo, além de prático, é saboroso e possui grande fonte de vitaminas. Conheça todos os benefícios desse alimento

Ovo frito, ovo cozinho, omelete… São inúmeras as opções para criar pratos com o ovo. Este alimento, rico em proteínas, é saboreado há milênios pelo ser humano. Alguns animais também se alimentar de ovos de outros animais.

Os pratos feitos com ovo sempre são incrementados com legumes, carnes ou queijo. O ovo, também, é muito essencial para a preparação de outros alimentos – como pães, bolos, massas, doces e salgados – e é muito consumido por pessoas que realizam atividades físicas de nível moderado a avançado. Ele é o mais escolhido por possui um alto teor enérgico e proteico e também por ser fácil e rápido de ser preparado. Vitaminas A, B, D e E são encontradas no ovo, que ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos. O consumo regular desse alimento também ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos, evitando ataques cardíacos e AVCs.

O ovo mexido é o prato mais prático que pode ser feito com o ovo. Basta jogar em uma panela, pré-aquecida com óleo, azeite ou manteiga, a quantidade de ovos desejada, temperar e ficar mexendo até que este vá se soltando da superfície da panela, daí o nome. O ovo frito, muito tradicional na cultura brasileira, deve ser feito com cautela, já que este pode respingar óleo ou azeite e causar queimaduras. A combinação pão como ovo se originou do “zoiudo”, como é carinhosamente chamado o ovo frito.

A omelete, tipo de tortilha de ovo, também é simples de ser preparada. O segredo é misturar bem o ovo com os ingredientes escolhidos em um recipiente separado, colocar na frigideira e ir virando, para assim criar as camadas e esquentá-las até o ponto ideal. Há, também, o ovo cozido, que é super rápido e ideal para quem não tem tempo disponível para dedicar aos dotes culinários. Basta colocar os ovos, com a casca, em uma panela com água e deixar ferver por cerca de 15 minutos.

É possível, também, criar pratos inusitados com ovo. Uma opção divertida e bacana é fazer o sanduíche de uma só fatia: basta pegar uma fatia de pão de forma, colocá-la na frigideira, dourar um dos lados, cortar o meio da fatia e acrescentar o ovo cru, deixar fritar, colocar queijo – e também presunto, peito de peru ou outros frios de sua escolha – e “tampar” com a parte que foi retirada. Fácil e saboroso!

 

>>CANTINHO DO CHEF:

Ovo mexido com bacon

Para preparar seu ovo mexido com bacon (duas porções), você precisará de:

  • 4 ovos;
  • 100 g de bacon;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • Óleo para fritar;
  • Orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Frite o bacon em pequenos cubos até ficarem bem crocantes e reserve. Em uma frigideira, derreta a manteita, coloque os ovos, fure a gema e mexa. Adicione o orégano e os temperos a gosto e espere cozinhar por completo, sempre verificando se já desgrudou das bordas da panela. Junte o bacon, mexa e sirva.

 

Quer participar do “Cantinho do Chef”? Envie suas receitas e dados pessoais (nome completo, endereço e contato) pelos seguintes canais:

  • Carta: Rua dos Andradas, 122, Centro – Itu / SP – CEP: 13300-902;
  • E-mail: redacao@jornalperiscopio.com.br;
  • WhatsApp: (11) 93015-4936

 

Fotos – Divulgação