O poder do sorriso

Rir faz bem para a alma! E novos procedimentos, como as facetas de porcelana e as lentes de contato dentárias, fazem toda a diferença – e são muito fáceis de serem cuidadas

Se tornou muito comum a busca por procedimentos estéticos que visam não apenas harmonização facial, mas também melhoras de autoestima. O sorriso de qualquer pessoa pode se tornar a marca dela, mas há quem almeja mudanças estéticas para que esse sorriso seja ainda mais lindo.

A estética é um fator importante no estado psicológico dos indivíduos, principalmente no que diz respeito ao convívio social. As alterações na estética dentária podem provocar implicações psicológicas que variam desde uma forma de disfarçar o problema, colocando a mão sobre a boca durante uma conversa ou quando sorri, até uma introversão total, deixando de se relacionar com os demais por ter vergonha do seu sorriso.

Sorrir é próprio da natureza humana, e não sorrir vai contra isso. A ação de sorrir libera endorfinas, e isso faz com que você se sinta feliz e eleve sua autoestima. Pessoas que sorriem são tidas como mais felizes, mais amigáveis e melhores sucedidas. Pesquisas mostram que sorrir pode, até mesmo, melhorar a saúde.

Com isso, foram criadas as lentes de contato dentárias e as facetas de porcelana. Ambos os procedimentos estéticos podem mudar o formato e também a cor dos dentes, sendo nada invasivos e simples de serem realizados.

 

Facetas de porcelana X lentes de contato dentárias

A equipe do consultório juntamente com Dra. Flávia Italiani Shiratori e Dr. Fábio Shiratori/ Foto – Daniel Nápoli

As facetas de porcelana e as lentes de contato dentárias são diferentes. De acordo com os doutores Fábio Shiratori e Flávia Italiani Shiratori, as facetas de porcelana são finíssimas lâminas de porcelana, com cerca de 0,7 mm de espessura, que são cimentadas na face frontal dos dentes. Tais fragmentos de porcelana podem ser utilizados quando se há intenção de modificar a cor ou forma dos dentes e corrigir pequenas imperfeições, tais como diastema, dentes quebrados ou desalinhados.

Para que o resultado seja perfeito, todas as etapas de trabalho devem ser rigorosamente cumpridas. O passo a passo do procedimento estético bucal começa com uma longa conversa com o paciente para entender bem quais são suas queixas e quais são suas expectativas em relação ao tratamento. A partir do modelo de estudo, uma técnica chamada enceramento diagnóstico será realizada para permitir ao paciente e ao dentista imaginar o resultado final.

Uma prévia é feita na boca do paciente. Uma vez aprovada, é feito o preparo dos dentes. Um novo modelo é feito e o trabalho vai para o laboratório. As lâminas são cimentadas e deixam o paciente com sorriso novo!

Já as lentes de contato dentárias, ainda de acordo com os profissionais, são finíssimas lâminas de porcelana, com espessura variando entre 0,3 e 0,5 mm, que são cimentadas na face frontal dos dentes. Por serem extremamente finas e, após cimentadas, serem difíceis de serem detectadas, assim como uma lente de contato ocular, essas facetas de cerâmica são chamadas de “lentes de contato”.

Devido à fina espessura, pouco ou nenhum desgaste é necessário fazer nos dentes, o que torna o procedimento reversível, já que a estrutura dentária não é atingida.

Quando o desejo do paciente é alterar muito a cor dos dentes, é necessário fazer um desgaste maior na estrutura dentária e a espessura da porcelana, sendo o desgaste um pouco maior. Nesses casos, os fragmentos são as facetas de porcelana.

 

Confira os benefícios de ambos os procedimentos:

Lentes de contato dentárias

  • Melhora a estética do sorriso;
  • Preserva a estrutura natural do dente;
  • Restabelece a função e resistência dos dentes;
  • Pode durar de 10 a 15 anos;
  • São mais resistentes às manchas.

 

Facetas de porcelanas

  • Produto resistente à manchas;
  • Mais estabilidade de cor;
  • Durabilidade e resistência para os dentes;
  • Facilidade para corrigir pequenas imperfeições;
  • Garantia de brilho para os dentes.

 

A equipe do consultório juntamente com Dra. Flávia Italiani Shiratori e Dr. Fábio Shiratori