O que esperar de Vingadores 4?

Por André Roedel

Na falta de estreias por essas bandas, abro este espaço para um texto incomum de teorias sobre a sequência de Vingadores: Guerra Infinita, este grande sucesso que ainda está em cartaz nos cinemas. Então, fica o aviso: se você ainda não conferiu o longa-metragem, deixe pra ler este texto depois. Ele contém alguns spoilers que podem estragar o mistério.

Pra quem já viu o filme e não está acostumado com o universo dos quadrinhos, fica a dúvida de o que acontecerá agora que metade da população foi dizimada, incluindo aí grandes super-heróis como o Homem-Aranha, Pantera Negra e quase todos os Guardiões da Galáxia.

A certeza é que estes personagens não morreram de vez. Certamente eles voltarão na já anunciada continuação da franquia, ainda sem nome e que estreia em maio de 2019. Voltam até porque a Marvel Studios já confirmou continuação de seus filmes solos, então seria incongruente acabar com esses heróis de tanto apelo com o público.

Outra certeza é que o novo Vingadores terá o conceito de viagem no tempo. Assim como no clássico De Volta Para o Futuro, os heróis irão mexer com a linha temporal já estabelecida, o que pode causar mudanças nos status quo dos mesmos. Podemos ver aí alterações na origem dos heróis mais poderosos da Terra, podemos ver outros personagens com novas identidades secretas… Enfim, as possibilidades são inúmeras.

Esquentando as coisas ainda mais, não podemos esquecer de dois filmes que estão entre Guerra Infinita e Vingadores 4: Homem-Formiga e a Vespa, com estreia em julho próximo, e Capitã Marvel, que chega às telonas em fevereiro de 2019. Ambos terão grande importância para a trama – o segundo ainda mais, porque tem ligação direta com a cena pós-crédito apresentada no terceiro filme de Capitão América, Homem de Ferro e cia.

É importante destacar que Vingadores 4 já foi gravado com Guerra Infinita. Ou seja, o destino dos personagens já é conhecido pelo alto escalão da Marvel. Algumas mudanças podem ser promovidas até a estreia da conclusão da trama, mas os rumos que serão tomados provavelmente continuem os mesmos.     Vale lembrar também que a Disney, detentora da Marvel, está concluindo a compra da Fox, que fará com que diversas propriedades que hoje estão com o estúdio da raposa, como X-Men e Quarteto Fantástico, voltem a ficar sob o mesmo teto. Com isso, as possibilidades de um reboot (reinício) de todo esse universo aumentam consideravelmente.

Independente do que vai acontecer, muita coisa ainda irá rolar até lá. A maior certeza que nós, fãs, podemos ter é que histórias incríveis ainda podem ser contadas. E que os dois lados saem ganhando: a Marvel com suas bilheterias astronômicas e nós, em ver nossos heróis favoritos ganhando vida brilhantemente nas telonas.