O que inspira um empreendedor?

Por Edson Goulart*

 

Como se já não bastasse meu distúrbio apneico mal resolvido, esta madrugada meu cérebro – a mil – ajudou o despertar antecipado. Na noite passada tive a grata oportunidade de assistir às palestras da primeira versão do InspirAção ACII, excepcional evento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Itu, idealizado por seu presidente, Rafaello Lorenzon, e formatado pela APS Marketing de Eventos, da minha querida amiga Sandra Keese.

Inspirado no Day 1, da Endeavor, o evento trouxe palestras de empresários de sucesso para inspirar outros tantos que lotavam o auditório. Tudo foi uma grande InspirAção, a começar do próprio Teatro Maestro Eleazar de Carvalho. O local escolhido para comportar o evento foi construído sem recursos públicos, somente com a doação da comunidade ituana, que também abraçou a causa de uma escola de música para crianças e jovens, muitos deles em situação de vulnerabilidade social. Um empreendedorismo social que deu certo e que, apesar da grande luta de seus dirigentes, ainda sobrevive de doações e eventos beneficentes.

A ACII não poderia escolher melhor mestre de cerimônias. A premiada jornalista Fátima Turci (orgulhosamente amiga) brilhou tanto quanto os convidados. Outro exemplo de inspiração, que soube empreender em sua carreira!

Antes dos palestrantes, o presidente da ACII, o jovem empresário Rafaello Lorenzon, abriu os trabalhos com as justificativas do evento. Mandou bem, até um lapso emocional que o fez parar por alguns segundos, sob o silêncio ensurdecedor da plateia. Mandou melhor ainda! Os aplausos calorosos o fizeram retomar o controle e o discurso. Emocionante!

Zito Christofoletti, com sua fala pausada e cautelosa, foi o primeiro palestrante. Aos 75 anos, conta com orgulho a saga de sua vida como empreendedor, ao lado de Getúlio Elias Schanoski, que foi seu sócio por 36 anos. Da fabricação manual de colchões de capim e mola, entregues por carroça, até os atuais 90 mil m² de área da ApoloSpuma. Seus filhos, Ricardo e Lilian, assumem a sucessão aos poucos. E ainda aprendem com o pai. Lilian Christofoletti também palestrou no evento, inspirando jovens talentos empreendedores com suas lições de responsabilidade e inovação.

Logo após, Wilson Poit, atual secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, surpreendeu com sua humildade e reconhecimento dos fracassos que teve para alcançar o sucesso da Poit Energia, empresa que nasceu da identificação de uma necessidade quando tinha 40 anos. Com ela, passou a oferecer soluções temporárias de energia, incluindo geradores, torres de iluminação, cabos e transformadores. Em 11 anos, a empresa cresceu exponencialmente. Estendeu sua operação para outros países da América do Sul e, em março de 2012, anunciou que foi vendida para a Aggreko, líder global do setor.

Que lições aprendemos com empreendedores de sucesso? Creio que posso resumir, aqui, alguns denominadores comuns à InspirAção que tomou conta da minha agitação noturna:

1) Fazer a diferença

É nítido: todo grande empreendedor é movido a fazer a diferença no mundo. E, se a diferença é positiva, é garantia de sucesso!

2) Trabalhar duro para ter “sorte”

Não se iluda: você não vai ter a “grande sacada” e se tornar um empreendedor de sucesso da noite para o dia sem um grande esforço. Os empresários dizem muito sobre “acordar às 5 e dormir à meia-noite”, “gastar sola de sapato” e “não descansar nunca”.

3) Persistir sem insistir

Uma coisa é persistir num objetivo. Outra coisa é “dar murro em ponta de faca”. Insistir em algo que não está funcionando pode fazer você desistir do “como”, mas você deve persistir no “que” (o sonho de empreender).

4) Adorar ao risco

A questão não é se “sujeitar” ao risco, mas mergulhar de cabeça! Como diria Steve Jobs, “é mais divertido ser um pirata do que se alistar na marinha”.

5) Exercitar a resiliência

Certa vez escrevi um artigo que fala sobre “Eucaliptos, Bonsais e Bambus”. Costumo classificar os profissionais dessa forma, na sequência: os absolutamente duros, inflexíveis, que acabam se quebrando com a força da variáveis (principalmente as incontroláveis); os maleáveis, que se adaptam tão facilmente às condições que perdem o poder sobre si mesmos e precisam sempre de um líder; e os flexíveis, que envergam para acompanhar os ventos, mas não quebram e voltam ao eixo depois da tempestade. Empreendedores têm que ser tão resilientes quanto os bambus.

6) Adotar a transparência e sinceridade nas relações

Não posso deixar de fazer referência ao tema que motivou meu livro “Marketing Sem Cera” (2015): a transparência e a sinceridade nas relações com clientes, fornecedores e funcionários. Para mim, ficou evidente que, sem isso, não chegariam onde chegaram.

O que inspira um empreendedor? Tudo isso e mais um pouco. E você? O que te inspira?

 

* É especialista em Marketing, palestrante e escritor.