O uso do fio dental como aliado da saúde bucal

Segundo pesquisa, apenas 57% da população brasileira faz uso do item diariamente

Fotos: Divulgação

Para adquirir um sorriso bonito com dentes saudáveis, apenas a escovação não é suficiente, visto que uma rotina diária ideal de higienização conta, também, com o uso do fio dental. No entanto, pesquisa realizada pelo DataFolha atestou que apenas 57% da população brasileira faz uso do item diariamente. O estudo foi feito por encomenda do CFO (Conselho Federal de Odontologia).

De acordo com Rosane Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, a escova não consegue atingir todos os cantos da boca e, consequentemente, não elimina toda placa bacteriana e os pequenos resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. “É recomendável que, para higienização completa, as escovações sejam feitas de 4 a 5 vezes por dia, e o fio dental, então, deve acompanhar esse processo, principalmente após as refeições e antes de dormir”, explica.

Para a utilização correta do fio, a dentista explica que é preciso enrolar aproximadamente 40 centímetros de fio ao redor do dedo, deixando 10 centímetros entre os dedos. “Segure a fita entre o polegar e o indicador e deslize-a para cima e para baixo, passando cuidadosamente ao redor de cada dente, sem aplicar muita força para não sangrar”, aconselha.

A especialista conta que quando o fio dental não é usado, as chances de desenvolver problemas bucais são grandes. “Se a placa bacteriana não for totalmente removida, ela endurece e se transforma em tártaro. Isso compromete a saúde da gengiva e abala a sustentação dos dentes na boca”, explica.

Por fim, segundo Rosane, é fundamental ir ao dentista a cada seis meses. “Sempre que tiver dúvida, é o papel do dentista explicar e ensinar sobre a aplicação correta do fio dental, bem como o benefício que a prática traz para a saúde bucal”, conclui.