Obras da Floriano Peixoto serão retomadas em janeiro

Floriano Peixoto já foi liberada para o trânsito de veículos Foto: André Roedel

Na tarde de quinta-feira (28), a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) informou que, para manter o compromisso acertado com os comerciantes antes da execução dos trabalhos, a troca das redes de água e esgoto na Rua Floriano Peixoto será paralisada durante o mês de dezembro.

Sendo assim, o acesso de veículos e pedestres já está liberado em toda extensão da via – a principal do comércio ituano. O prefeito Guilherme Gazzola já havia afirmado que as obras não deveriam atrapalhar o fluxo do comércio para o Natal e Ano Novo. A obra será retomada no dia 06 de janeiro de 2020, faltando apenas a troca das tubulações em um único quarteirão – entre as ruas Sete de Setembro e Maestro Elias Lobo.

“Também ressaltamos que após obras de troca de tubulação em ruas com alto fluxo de veículos, alguns afundamentos podem acontecer. Por isso, já estão acertadas correções nos pontos atingidos com o retorno das obras no início do próximo ano”, declarou a autarquia municipal.

A conclusão dos trabalhos, que visam eliminar vazamentos recorrentes da rede de esgoto e melhorar a pressão de água nos imóveis, é prevista para o dia 15 de janeiro. Em seguida, deve ser iniciado o recapeamento completo da Floriano, dando sequência ao projeto de revitalização da via – que deve ser transformada em um boulevard.

As obras tiveram início no fim de outubro, no cruzamento da Floriano com a Alameda Barão do Rio Branco. De lá pra cá, muitas pessoas reclamaram do transtorno, porém os comerciantes ouvidos pela reportagem têm se mostrado satisfeitos com a velocidade da obra e destacaram que os problemas que enfrentavam de pressão foram solucionados.

De acordo com o superintendente da CIS, Vincent Menu, as novas tubulações de água e esgoto são feitas de PVC Ocre pba, material moderno e de maior durabilidade comparada aos antigos canos de ferro e cerâmica que atendiam os imóveis locais. Segundo informações da CIS, a obra custou R$ 350 mil e utiliza recursos próprios da autarquia.

Pirajibu
A CIS também informou como andam as obras do Sistema Pirajibu, que visa garantir segurança hídrica para a região do Pirapitingui, em Itu. No total, serão investidos R$ 2.317.010,16 provenientes do Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista. As escavações para passagem das adutoras que compõem o projeto seguem pela Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo. O serviço de limpeza na área da captação de água bruta também continua.

Com o adiantamento das obras, o rodízio que nas últimas semanas funcionou a cada 24h na próxima etapa dos trabalhos passa a ser uma vez por semana, sempre às quartas. Portanto, a partir desta quarta-feira (04/12) o abastecimento será paralisado entre 5h e 23h e os bairros atingidos são: Cidade Nova, Jardim Novo Mundo, Jardim União, Jardim Europa, Residencial Penha de França, Vila Martins, Vila Vivenda, Hospital do Pira, Alpes, CDM e AME.