Obras prejudicam trânsito no entorno da Praça Gaspar Ricardo

Nos finais de tarde é inevitável o congestionamento e a irritação de alguns motoristas/ Foto – Moura Nápoli

A Prefeitura de Itu vem realizando obras de canalização de córregos nas proximidades da Praça Gaspar Ricardo, diante do prédio da antiga Estação Ferroviária, onde atualmente funciona a Secretaria de Turismo. Por conta disso, há um desvio do trânsito local, o que vem acarretando em grandes congestionamentos, principalmente em horários de pico.

Nesta semana, a reportagem do Periscópio manteve contato com populares do entorno, que pediram para não serem identificados. Um deles disse que os motoristas que conhecem o local acabam evitando passar por lá, principalmente pela manhã, por volta das 7h, e no final da tarde, a partir das 17h30, e isso acaba atrapalhando até o comércio do entorno.

Outra pessoa foi mais incisiva e não poupou sequer os Guardas Municipais que tentam ajudar o trânsito, dizendo que não é raro discussão entre as autoridades e motoristas. Disse também que a sujeira, principalmente poeira, é muito grande e o barulho, devido as buzinas, enorme.

Por seu lado, a Prefeitura informa que “a obra tem por objetivo a conclusão da canalização do córrego do Brochado no trecho de encontro do Guaraú. Tecnicamente é a parte mais complexa de todo o projeto da canalização dos córregos”.

A administração também aponta que “os atrasos se devem às intervenções necessárias nas redes de gás natural, telefonia, fibra ótica e energia elétrica, sem que houvesse cortes em nenhum destes serviços, como era previsto inicialmente. A intervenção começou no final de abril deste ano, mas o prazo deverá se estender por, pelo menos, mais 45 dias”. (Moura Nápoli)