“Oficina Escola” inaugura sala de marcenaria para aulas de Restauro Patrimonial

Foto – Renata Guarnieri

Na próxima quinta-feira (07), às 15h no interior do 2º GAC L Regimento Deodoro (Quartel de Itu), acontece a inauguração da nova estrutura de marcenaria do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios. Chamado de “o ambiente”, o espaço, com cerca de 115 m², faz parte da recém-construída sede do projeto e será o local do desenvolvimento dos 12 estudantes assistidos pelo Projeto.

As novas máquinas estacionárias que equipam a oficina de marcenaria foram doadas pelo Banco do Brasil. Segundo Raul de Souza Almeida, coordenador geral do Projeto Oficina Escola, o novo espaço permite aos alunos praticarem com maior assertividade as atividades de restauração em madeira. “A restauração de patrimônio histórico é algo delicado e que exige cuidado e precisão”, pontua Raul.

Entre os equipamentos que compõem a nova estrutura da marcenaria estão compressores de ar, serras de diferentes modelos e tipos, paquímetros, jogos de trenas, tulipa manual elétrica, kit fresa, parafusadeira, máquina de plaina desempenadeira, torno copiador para madeira, furadeira de impacto, entre outros acessórios e itens.

Criado a 7 de dezembro de 2005, o Projeto Oficina escola é uma entidade sem fins lucrativos mantida com verbas do ProAC/ICMS – que prevê abatimento do imposto estadual a empresas que auxiliam projetos de cunho cultural – e da Heineken e da Starrett, empresas sediadas em Itu que tiveram participação decisiva na estruturação da Oficina Escola.

Hoje, o Projeto atende adolescentes da rede estadual de ensino que tenham ao menos o 7º ano do Ensino Fundamental e que estejam frequentando a escola regular. O 2º GAC L Regimento Deodoro fica na Praça Duque de Caxias, 284, Centro.