Oficinas de roteiro e dança estão com inscrições gratuitas abertas na cidade

Nos dias 15 e 16 de junho a Casa da Praça sedia a Oficina de Roteiro para Cinema: A anatomia de uma história / Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas “Dança: Laboratório de Criação – Touch” e “Roteiro para cinema: anatomia de uma história”, realizadas por meio de parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura – Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cultura@itu.sp.gov.br, mediante envio de nome completo, RG, data de nascimento, endereço, telefone e nome da oficina que deseja participar.

A oficina de dança, que ocorre nos dias 1º e 02 de junho, no CEU Jardim Vitória, das 14h às 19h, é coordenada por José Artur Campos, bailarino, coreógrafo, cineasta e formador. Touch é um Laboratório de Criação que se utiliza de uma série de procedimentos de técnica e improvisação em dança com o intuito de desenvolver o praticante a partir do que ele próprio gera em termos de movimento físico e sócioafetivo. Em Touch, várias dinâmicas entre os participantes, como o ataque, a doçura, o estar-junto e o estar-só, ampliam a noção do espaço através da acumulação de diferentes formas de apreendê-lo. De posse do próprio corpo e sentindo em toda sua extensão o potencial de controle que emerge do grupo, o espaço se reconstrói alcançando uma dança afetiva, onde força, velocidade, controle de energia e construção de imagens vão além de uma consciência plena de si, para deixar-se contaminar. A indicação é para maiores de 16 anos.

Já a oficina de roteiro, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, das 9h às 17h, na Casa da Praça, será ministrada por Romeu Di Sessa e é dividida em duas partes: na primeira será dada a teoria dramatúrgica e, na segunda, os participantes assistirão a um filme, analisando cena a cena, explicitando assim a função dramática de cada uma delas, de acordo com as bases já aprendidas.

Serão emitidos certificados para participantes que tiverem, no mínimo, 75% de presença nas atividades. A indicação é para maiores de 18 anos. O CEU Jardim Vitória fica na Rua Treze de Outubro, s/nº, Jardim Vitória. A Casa da Praça está localizada na Praça Padre Miguel, 56, Centro.