OncoItu realiza crioterapia para pacientes em quimioterapia

Foto: Divulgação/OncoItu

O Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia – OncoItu – realiza a crioterapia, processo de resfriamento do couro cabeludo, através do Sistema Capelli, para pacientes que realizam quimioterapia. O procedimento diminui em até 75% a queda de cabelo durante o processo. Dra. Camila O. Z. Alfieri, enfermeira oncologista (COREN/SP 209.641) da OncoItu, recebeu a reportagem do Periscópio na última segunda-feira (27/08) para um bate-papo sobre o novo procedimento realizado na clínica.

A profissional explicou que “a quimioterapia procura no corpo do paciente todas as células que mais se multiplicam, pois um tumor é uma célula que se multiplica, mas ela não sabe escolher, então mata o tumor e acaba matando algumas [células] boas também”, já que uma das células que mais crescem rápido “são as células do bulbo capilar”. “O couro cabeludo sofre um resfriamento, e com ele uma vasoconstrição [quando os vasos se fecham], impedindo que o quimioterápico chegue ao couro cabeludo”, explica a profissional, que informou que o procedimento deve ser feito já no primeiro ciclo de quimioterapia.

“O procedimento deve ser feito na primeira infusão da quimioterapia, ou seja, antes da primeira sessão. Deve ser feito meia hora antes da quimio, permanece o tempo da quimio com o capacete, e depois fica mais uma hora e meia com o capacete, porque se o resfriamento não acontecer antes ou durante, não vai adiantar nada, pois os vasos se dilatarão novamente”, declara.

A crioterapia já existe há um tempo, de acordo com Camila, mas antigamente o capacete para o procedimento entrava em contato diretamente com o couro cabeludo, causando dor e desconforto para o paciente. “Se não fosse colocado de maneira correta, havia lugares em que caiam os tufos de cabelo e outros não. Com o Capelli, o resfriamento é mantido uniformemente, pois não entra em contato com o couro, só faz a circulação do ar gelado”, esclarece. O Capelli está no Brasil há cerca de um ano, pois antes só existia o sistema importado, que possuía um custo muito elevado.

A OncoItu realiza a crioterapia há cerca de um mês, com duas pacientes passando pelo tratamento. “Depois que o paciente realiza, deve seguir as orientações. Até três dias após não deve fazer exercício físico e nem utilizar tinturas, secador de cabelos e chapinhas”, adverte Camila. Ela também conta como o procedimento melhora a qualidade de vida do paciente. “Além de recuperar a autoestima e trazer mais segurança para os pacientes que vão começar o tratamento, isso já traz um ânimo a mais pra eles”, relata.

“Para não ser diferente da nossa filosofia, nunca achei certo nós termos algo que não pudéssemos oferecer para todo mundo. Pensamos na humanização. É para ter? Então vai ser sem custo nenhum para todos os pacientes que tiverem indicação de uso”, enfatiza, sobre os valores da clínica. “O paciente pode vir de outra cidade, outro serviço, e será acolhido”.

Camila conta que a Onco já veio à cidade com um propósito diferente, “de fazer oncologia com amor, de aliar carinho e atenção com a parte técnica”. “Acredito que [a máquina] representa isso. Ela chegou perto do nosso marco de cinco anos, e o presente vai para os pacientes e para a cidade”, ressalta. “Precisamos tratar bem as pessoas do jeito que gostaríamos de ser tratados. A gente acredita que isso, essa revolução, vai trazer mais benefícios para os pacientes”, finaliza. A OncoItu fica na Rua Euclides Marins e Dias, 102, Vila Nova. Informações: (11) 2715-7215 ou  atendimento@oncoitu.com.br. (Gabriela Prado)