ONG Caminho das Águas inicia diálogos sobre o colapso climático

A ONG ituana Movimento Sócio-Ambiental Caminho das Águas inicializará, nesta terça-feira (21), às 19h30, um primeiro encontro online para dialogar as conexões entre os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza, com o tema: “Água, pra quê te quero?”.

O encontro terá a participação da Drª Eldis Camargo (GWA – Gender and Water Alliance), Débora Alcaraz (Alcaraz&Bigatto), Cledir Mendes (ONG Pró Azul) e Letícia Maria Pereira (Coletivo Japy).

Para Eldis, representante do GWA, organização que acredita que o acesso e o controle equitativo sobre águas é um direito fundamental de todos, o encontro é importante porque “Podemos  promover o acesso de mulheres e homens à gestão de água segura e adequada, para abastecimento doméstico, saneamento, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental”.

Já Cledir Mendes, mestre em governança de recursos hídricos pelo ProfÁgua, acredita que a integração e a cultura do compartilhamento e da abundância são fundamentais para que possamos construir uma sociedade em que todos tenham acesso ao básico para uma vida digna e plena, ao mesmo tempo que atendemos as necessidades básicas e os sonhos das pessoas.

Letícia Maria traz a realidade da Serra do Japy à conversa. Educadora ambiental, ela é tecnóloga em saneamento e controle ambiental e especialista em gestão de recursos hídricos no gerenciamento de áreas contaminadas.

“Vamos apresentar para as pessoas interessadas os efeitos mapeados da crise climática em nossa região e conversar sobre como isso afeta e afetará a vida de todos os seres do planeta, até nas ações mais comuns do dia a dia”, afirma Carlos Diego, Diretor da ONG Caminho das Águas.

Os encontros serão exibidos no YouYube, no Facebook e nas demais páginas da organização. Haverá emissão de certificado de participação. Saiba mais: https://caminhodasaguas.org.br/vida.